Para lá desta nova Página onde partilhamos mais informação consigo, a outra novidade que lhe traz a sexta série do Visita Guiada é o genérico.

Desenvolvido por jovens do Centro de Inovação da RTP, Daniela Nunes (grafismo) e Tiago Tobias (sonoplastia), o novo genérico utiliza imagens de algumas das peças maiores do nosso património cultural.

Foi interessante observar Daniela Nunes, 25 anos, e Tiago Tobias, 26, absolutamente fluentes nas novas tecnologias, a trabalhar sobre imagens de peças com 500 anos de que nunca tinham ouvido falar. É destas misturas improváveis que gostamos no Visita Guiada. Esperamos que goste do resultado.

As obras-primas do nosso património utilizadas aqui são: “O Inferno”, pintura sobre madeira das primeiras décadas de 1500 e sem autoria conhecida, e um dos biombos Nanbam produzidos no Japão nos últimos anos de 1500. Ambas as peças pertencem às excelentes colecções do Museu Nacional de Arte Antiga. No novo genérico são também utilizadas as figuras dos apóstolos da “Última Ceia” (1530-1534) de Hodard, do (lindíssimo) Museu Nacional Machado de Castro, e a espantosa Biblioteca Joanina (1717) da Universidade de Coimbra.

E porque assumimos que ninguém cria a partir do zero, mostramos-lhe o filme que nos serviu de referência para a composição do nosso novo genérico.

Finalmente, a música. O tema musical do antigo genérico era muito querido do nosso público, mas depois de hesitarmos resolvemos mesmo mudar. Às vezes, é bom mudar. O tema do novo genérico é da autoria de Kader Achouri e Phil Dawson e chama-se “Great Future”. Título auspicioso, ein?

 

Paula Moura Pinheiro