
REFÚGIO DO MEDO
Sinopse
“Todos os homens são culpados do bem que não fizeram” – Voltaire
Refúgio do Medo é uma série que funde o famoso nordic noir com influências do sul da Europa. Neste thriller psicológico, o isolamento físico da ilha reflete o isolamento emocional dos personagens, criando uma atmosfera de suspense, introspeção e dilema moral daquela comunidade.
Maria, uma jovem portuguesa que emigra para a pequena e remota ilha de Vestmannaeyjar, na Islândia, em busca de uma nova vida para si e para a sua filha adolescente. À superfície, parece que está em busca de um emprego melhor, mas, na verdade, o que Maria realmente procura é liberdade para ser quem ela verdadeiramente é, longe de um passado marcado pela violência doméstica e segredos profundos. Para Maria, a ilha representa um novo começo, uma oportunidade de se reinventar, mas a sua morte violenta vai chocar aquela ilha pacifica e isolada do mundo expor os segredos que todos guardam.
Até há pouco tempo esta comunidade de pescadores só era acessível por barco, e tem toda a sua economia baseada na pesca de bacalhau, uma atividade que mantém Maria ligada à sua terra natal, Portugal. No entanto, à medida que tenta cortar os laços com o seu passado, o motivo da sua fuga torna-se cada vez mais suspeito.
Seis meses após a sua chegada, Maria é encontrada sem vida no meio da neve. A tranquilidade da comunidade é abalada, e a investigação do crime é colocada nas mãos de Soffía, uma detetive islandesa que vem de Reikjavik, mas que tem as suas origens naquela ilha. À medida que mergulha na investigação, Soffía enfrenta sua própria encruzilhada, tentando equilibrar o dever profissional com os fantasmas do seu passado.
Durante a investigação, segredos sobre o passado de Maria emergem, revelando uma vida escondida que inclui um relacionamento abusivo com o pai de Bela, Alex, do qual Maria fugiu, mas simultaneamente há postas que apontam para Hákon, o filho da investigadora e namorada de Bela, o que põe em causa a sua imparcialidade na investigação. Mas a verdade é bem mais complexa e envolve ambas as comunidades, portuguesas e islandesas, num negócio relacionado com o tráfico de droga.
Realizadores: Arnór Pálmi Arnarsson e Tiago Alvarez Marques
Criado por: Filipa Poppe, Joana Andrade, Sveinbjörn I. Baldvinsson a partir de ideia original de Filipa Poppe e Joana Andrade
Argumentistas: Filipa Poppe, Joana Andrade, Sveinbjörn I. Baldvinsson, Elías Helgi Kofoed-Hansen
Produtores Executivos: Baldvin Z (Glassriver); Pedro Lopes (SPi)
Diretores de Fotografia: Ásgrímur Guðbjartsson Ási & João Pedro Plácido
Elenco: Catarina Rebelo (BELLA), Kristín Þóra Haraldsdóttir (SOFFÍA), Anna Svava Knútsdóttir (MATTÝ), Viktor Benóný Benediktsson (HÁKON), Maria João Bastos (MARIA), Ivo Canelas (ALEX), Cleia Almeida (GLÓRIA), Örn Gauti Jóhannsson (ANDRÉS), Sveinn Ólafur Gunnarsson (DANIEL), Mauro Hermínio (TOMÁS)