The Libertines no Optimus Alive ’14 com atuação exclusiva em Portugal

Os The Libertines acabam de ser confirmados como terceiro cabeça de cartaz do Optimus Alive’14. A banda rock inglesa, liderada por Pete Doherty e Carl Barât, vai atuar no Palco NOS, do Passeio Marítimo de Algés, com um concerto único em Portugal, este ano.

Os The Libertines acabam de ser confirmados como terceiro cabeça de cartaz do Optimus Alive’14. A banda rock inglesa, liderada por Pete Doherty e Carl Barât, vai atuar no Palco NOS, do Passeio Marítimo de Algés, com um concerto único em Portugal, este ano. O grupo anunciou a sua atuação exclusiva em três festivais europeus, sendo o Optimus Alive uma das escolhas. A banda irá atuar também como banda principal no British Summer Time, no Hyde Park, em Londres, e num dos festivais mais prestigiados de Espanha, Benicassim.

Em 1997 Pete Doherty e Carl Barât juntaram-se em Londres com um desejo mútuo, escrever canções e criarem uma banda. Descobriram o baixista John Hassall e o baterista Gary Powell e rapidamente fizeram nascer uma das bandas mais importantes e influentes da sua geração, The Libertines.

Considerados pioneiros do movimento post-punk revival no Reino Unido, viram o seu trabalho reconhecido num ápice logo após o primeiro longa duração, “Up the Bracket”, editado em 2002, ter entrado para primeiro lugar nas tabelas de vendas britânicas. Em Dezembro de 2004, o seu disco homónimo, o segundo da banda, foi votado como o segundo melhor álbum do ano pela revista britânica NME. Ambos foram produzidos por Mick Jones, guitarrista e vocalista da banda punk rock britânica, The Clash.

A parceria lírica entre os dois vocalistas é um dos principais marcos da banda. As suas atuações concentram-se na relação vigorosa em palco entre os dois líderes, onde através das letras fortes e interventivas das suas canções conseguem agarrar qualquer plateia.

The Libertines afastaram-se dos palcos enquanto grupo em 2004 para seguirem outros projetos. Em 2010 a banda aceitou o convite do festival de Reading e Leeds, como convidados especiais deste que é um dos mais lendários festivais do mundo. O Bramham Park e a Little John’s Farm testemunharam o regresso da banda com dois concertos esgotados, que ficaram na história do festival, com críticas muito positivas dos fãs e da imprensa.

O tão aguardado regresso dos The Libertines aos Palcos vai poder ser testemunhado no Optimus Alive’14, dia 12 de julho.