A sexta semana de competição arrancou com uma caixa mistério cheia de surpresas, entre elas um dos mais admirados peixes de rio em Portugal: a enguia. Para ajudar os aspirantes no processo criativo, os jurados convidaram um jurado muito especial e entendido no tema, o Chef Rodrigo Castelo.

Nem todos estavam à vontade com a enguia, mas ainda assim, conseguiram dar a volta ao desafio e apresentar criações surpreendentes. David, Teresa e Mafalda conquistaram os corações dos chefs e do convidado com as suas propostas, mas foi Teresa quem levou a melhor e venceu a prova.

Seguiu-se uma prova em equipas e desta vez os aspirantes trabalharam ao serviço do Restaurante MasterChef onde tinham de servir menus onde se combatesse totalmente o desperdício alimentar. Cada equipa teve de criar um menu completo e com pratos vegetarianos incluídos, sabendo que tudo o que trouxessem do supermercado teria de ser usado, das cascas às espinhas aos ossos.

Teresa, que venceu a prova, ficou responsável por formar as equipas e escolher a equipa que lidera: escolheu Mafalda, Bia, Petra, Camila, João e David. A equipa adversária era formada por Telmo, Alberto, Camila, Tânia, Fernanda, Lucina e Francisco a liderar.

Ao restaurante chegaram convidados de vários restaurantes que trabalham na política de desperdício zero e representantes de associações e iniciativas que também lutam diariamente por este tema. Apesar de Teresa estar muito à vontade com a prova, foi a equipa adversária que levou a melhor e venceu o desafio.

Na prova de eliminação, cada aspirante em prova teve como ponto de partida uma fruta diferente, para criar uma sobremesa que os mantivesse na competição. Além de Teresa, Mafalda, Bia, Petra, Camila, João e David, havia uma oitava fruta que tinha de ser atribuída a alguém… Francisco teve de eleger alguém da sua equipa – a salvo – para ir a prova, e fez descer Lucina. Cada aspirante trabalhou uma fruta diferente e Teresa volta a conquistar o melhor prato, que fez brilhar a sua maçã bravo Esmolfe numa sobremesa com sablé, um gel de hortelã, creme de mação e pó de framboesa. Entre os três piores pratos estiveram a Bia (que trabalhou a banana), Mafalda (que trabalhou a manga) e Petra (que trabalhou a ameixa). A proposta menos bem conseguida foi a de Mafalda, que deixou a competição nesta sexta semana.

 

REVER PROGRAMA