A competição começou com uma prova especial dedicada ao mundo digital em que os aspirantes do MasterChef contaram com a ajuda da convidada especial Ana, finalista do MasterChef 2022, que trouxe a sua filha Clara, estrela dos seus vídeos nas redes sociais. O desafio foi construir uma receita apelativa para as redes sociais a partir de um elemento comum e bem português: o bacalhau. Mas, além de cozinharem, os aspirantes tiveram de documentar todos os processos para construírem um vídeo com a ajuda de jovens especialistas do mundo digital. No final, o bacalhau com batata palha e curgete do João António e a Roupa Velha revisitada da Isabel venceram a prova. Mas, em modo surpresa, Filipe recebeu um avental preto direto que o levou diretamente para a prova de eliminação.
Na prova de equipas, os aspirantes foram até Setúbal, ao Mercado do Livramento. O desafio era cada equipa abrir um restaurante pop up, em que teriam de cozinhar 3 pratos. Como vantagem, Isabel e João António escolheram ser capitães. João António, Bárbara, Bruna, Rui e Filipe fizeram parte da equipa azul e a Isabel, a Carla, a Madalena e a Luisiana ficaram na equipa vermelha. Os produtos estrela escolhidos pela capitã Isabel foram o queijo de Azeitão, o tamboril e o mel. Já o capitão João António optou pelo salmonete, as maçãs e a manteiga de ovelha. A equipa vermelha foi a vencedora.
De volta à cozinha, o expulso da semana anterior, António Miguel, regressou ao MasterChef com a maior vantagem de sempre: o avental dourado, que lhe permitiu uma segunda oportunidade. Para voltar à competição, não podia apresentar o pior prato da noite.15
A prova de eliminação começou com Caixas Mistério repletas de flores, dando entrada à pasteleira Juliana Penteado. A convidada apresentou uma sobremesa composta por 4 elementos: curd de lima, creme de pasteleiro, merengue italiano e base de tarte. Os aspirantes tinham de replicar a sobremesa, mas só com acesso a um dos passos da ficha técnica. Cada aspirante teve acesso aos detalhes de apenas um dos passos. Foi João António que distribuiu as indicações pelos aspirantes. Após hesitação, deu a receita da base a Bruna, a do merengue a António, a do curd a Rui e a do creme de pasteleiro à Bárbara. Para ele, optou pela ficha da base. No final, os Chefs anunciaram que quem abandonava a competição era Filipe. Como António Miguel não confecionou nenhum elemento na perfeição, não teve a oportunidade de voltar à competição.
Acompanhe as novidades do Masterchef Portugal no Facebook e Instagram oficiais.