Aos 57 anos, o Chef Rui Paula é uma referência incontornável da cozinha moderna portuguesa. Tem quatro restaurantes que oferecem experiências gastronómicas bem distintas: o DOC, em pleno coração do Douro Vinhateiro, celebra os sabores numa paisagem única; o DOP, no centro histórico do Porto, invoca memórias gastronómicas de cores e texturas; a Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira, galardoada com duas Estrelas Michelin; e o mais recente, Prosa, que junta os sabores portugueses inspirados na ria de Aveiro, onde se localiza.

A simplicidade e o sentido de humor são traços que sobressaem no Chef nascido no Porto. Desde cedo foi influenciado pelas comidas da sua avó materna e da sua mãe, preparadas com produtos na terra. Este foi o motor para abrir o seu primeiro restaurante, em Alijó, em 1994. Aí começou a afirmação de uma cozinha de inspiração tradicional e regional, que revela as memórias da sua origem, à qual foi acrescentando uma roupagem moderna, distinta e sofisticada.

Sempre acompanhado pela família, o Chef nortenho não tem medo de arriscar e aceita de braços abertos todos os projetos que lhe são propostos, sempre com a palavra “memória”, a marcar todas as confeções que prepara.