Na décima quarta semana de competição, restavam apenas cinco aspirantes em competição: Mafalda, Teresa, Fernanda, Tânia e David. Na primeira prova, os aspirantes encontraram uma caixa mistério com ingredientes muito dispares e um objeto que trouxe uma mensagem. Entre ingredientes doces e salgados, os aspirantes encontraram uns auscultadores onde puderam ouvir duas mensagens. Por trás dessa mensagem existiam dois convidados muito especiais: Marisa Liz e António Zambujo. O desafio dos cozinheiros amadores era cozinhar, em setenta minutos dois pratos: um doce para a Marisa e um salgado para o António. Teresa foi quem se saiu melhor na prova, arrecadando uma vantagem para o desafio seguinte.

Na segunda prova da semana, também houve uma surpresa que trouxe à cozinha um jogo. Esse jogo foi o ponto de partida para a prova do leilão MasterChef que definiu o primeiro finalista. Todos estavam na corrida, menos Fernanda, que deixou presença marcada na prova de eliminação desde a semana anterior.

Para a prova do leilão, os aspirantes tiveram de comprar cestas com minutos de prova e foi Fernando Mendes quem dirigiu este leilão. Cada cinco minutos que deram em leilão, fez subir os aspirantes na montanha do alpinista. Jogado o leilão, cada aspirante teve o seu cabaz para a prova, e Teresa teve a vantagem de poder trocar. Teresa manteve o seu, mas trocou os cabazes da Tânia e do David. Ainda assim, não interferiu com o foco de Tânia, que venceu esta prova e foi a primeira a conquistar um lugar na final. Fernanda não estava na corrida, mas foi, na verdade, a autora do melhor prato desta prova.

Eleito um finalista, restaram quatro aspirantes em jogo na prova de eliminação. Nesta última prova, os aspirantes tiveram de recriar o prato de um chef muito especial para conseguirem chegar à grande semana da final. O prato era uma receita com quatro elementos da autoria do Chef Óscar Geadas. Tânia, a salvo na varanda, pôde distribuir uma parte da receita por cada aspirante. Isto significou que cada cozinheiro fez a prova apenas com acesso a um quarto da receita. Terminada a prova, muito positiva para todos, os jurados tiveram a difícil tarefa de decidir quem deixaria a competição, e o prato com mais erros técnicos foi o de Mafalda, que deixou a cozinha do MasterChef nesta décima quarta semana.