Ingredientes
1 Polvo
1 Ananás açores
1 Cebola
1 Ostra
1 Cogumelos boletos desidratados
500gr Batata-doce roxa
200gr Barriga de porco
Q.b. Massa picante
Q.b. Azeite
1 Lima
Q.b. Poejo
Q.b. Pimenta
Q.b. Sal
Q.b. Vinho tinto
Modo de Preparação
Lavar bem o polvo tirando toda a areia dos tentáculos, tripas, tinta e boca.
Em vinho tinto a ferver colocar uma cebola pequena com casca, grãos de pimenta preta, folha de louro, um dente de alho e um fio de azeite.
Escaldar o polvo três vezes e deixar cozer em lume médio para não rasgar a pele, verificando a cozedura do polvo com um garfo. Quando o garfo não ficar preso ao polvo está no ponto de cozedura correto. Deixe repousar o polvo na água da cozedura. tempere com sal se necessário. Cortar separando o polvo em pernas.
Leva-se as pernas do polvo a caramelizar no azeite e finalizar com gotas de lima e raspas de lima. Asse as batata-doce no forno no fim trabalhe o puré num peneiro fino até ficar cremoso tempere com sal pimenta e azeite. Leve a barriga de porco ao congelador o tempo suficiente até conseguir cortar fatias fininhas na fiambreira. tempere com sal alho e a massa picante e leve ao forno a desidratar a 100º até ficar crocante. Abra a ostra reduza no liquidificador com um pouco da água do polvo e os boletos desidratados. Reduza um pouco retifique tempero e leve ao sifão com duas cargas. Num soté com umas gotas de azeite caramelize lentamente a cebola cortada para cebolada, junte ananas dos açores cortado em juliana e deixe caramelizar. Emprate o puré no fundo do prato, a cebolada por cima, as fatias de barriga por último o tentáculo do polvo. em volta sirva a espuma de ostra. Decore com poejo.