Pezinhos de soja

Ingredientes

2 Pés de porco (médios)

1 dl Azeite

Q.b. Sal

Q.b. Pimenta

1 Limão

1 Dente de alho

1 Cebola

1 Tomate (sem pele e sem sementes)

1/12 Chouriço de carne

1 Cenoura

100ml Vinho branco

300gr Feijão de soja cozido

Q.b. Coentros picados

 

 

Modo de preparação

  1. Comece por colocar os feijões de soja numa panela de pressão e, assim que ganhar pressão conte mais ou menos 15 a 20 minutos. Abra a panela, verifique a cozedura, quando estiver no ponto reserve.
    2. Comece por limpar muito bem os pés de porco, passando por limão e temperando com sal. Em outra panela de pressão, coza os pés de porco aromatizando a água com meia cebola e tomilho, por 30 minutos. Faça um refogado com meia cebola e o dente de alho, pique-os e refogue no azeite. Corte o chouriço e as cenouras em brunesa, junte ao refogado, mexa e deixe refogar em lume brando. Pele o tomate, retire as sementes, pique-o, junte ao refogado e deixe cozinhar um pouco. Adicione o vinho e deixe cozinhar em lume brando. Acrescente 200 ml do caldo da cozedura dos pezinhos, tempere com sal, pimenta e deixe cozinhar durante dez minutos. Parta em pequenos pedaços os pés retirando os ossos maiores e junte ao cozinhado. Adicione também o feijão de soja, envolva e deixe cozinhar durante cinco minutos. Retifique os temperos, se necessário, junte os coentros e sirva.

 

 

Pastel de feijão soja merengado

Ingredientes

Massa

200gr Farinha

1 Pitada         Sal

1 fio Azeite

Q.b. água (até a massa ganhar liga)

 

Recheio

300gr Feijão de soja cozido

200ml Água

100gr Açúcar

6 Gemas

1 Limão

30gr Manteiga

 

Merengue

4 Claras

150gr Açúcar

Q.b. Frutos secos da sua preferência

 

 

Modo de preparação

Comece por misturar todos os ingredientes para a massa e amasse com as mãos até obter a consistência de uma massa maleável. Com ajuda de um rolo, estique a massa o mais finamente possível e, com um cortador, corte círculos de massa e coloque em um tabuleiro no forno, pré-aquecido (180), durante 10 minutos ou até a massa estar dourada.

Ferver a água com um açúcar durante 5 minutos, para fazer uma calda.
Lave e escorra o feijão e, em seguida, triture-o. Separe as gemas das claras. Comece a bater as gemas com uma vara e vá juntando a calda a fio, devagar, de forma a não cozer as gemas.
Volte a pôr o creme no tacho em que fez a calda e vá cozinhando em lume brando, sempre a mexer, durante 5 a 7 minutos, até engrossar. Em seguida, colocar gelo e água numa taça grande, e o creme de ovos numa taça pequena, dentro da taça grande, de forma a arrefecer o creme para poder depois rechear os pastéis. Juntar o creme de feijão ao creme de ovos, e adicionar a manteiga e uma colher de chá de raspa de limão.

Faça o merengue suíço, coloque as claras e o açúcar, ao lume em banho-maria (lume médio), até que o açúcar esteja completamente dissolvido e a taça esteja quente, retire do lume e coloque na batedeira em velocidade alta e deixe bater até a mistura atingir picos firmes.

Para empratar este pastel de feijão desconstruído, comece por colocar um disco de massa no prato, recheio, frutos secos, repita mais uma vez o processo e termine com o merengue por cima. Passe o maçarico por cima do merengue para o tornar ainda mais irresistível. Bom apetite.