Na nona semana de competição, a cozinha arrancou bem doce com uma prova onde os aspirantes foram desfiados a reinventar alguns dos doces favoritos dos portugueses. De uma montra de doces tradicionais, cada aspirante teve de escolher uma proposta e transformá-la numa sobremesa de alta cozinha, reinventando a receita e dando um empratamento mais sofisticado. Farófias, rabanadas, papos de anjo, toucinho do céu, arroz-doce, sericaia, pastel de feijão, torta de laranja, pão de ló, tigelada e encharcada fizeram parte do o menu… porém a prova foi muito amarga para alguém, uma vez que o autor do pior prato foi eliminado logo no fim deste desafio. Teresa, David e Fernanda foram os autores dos melhores pratos, mas foi Fernanda quem arrebatou os jurados com a sua recriação de rabanadas, conquistando um alfinete dourado. Já a versão da torta de laranja do Francisco não arrebatou os jurados, e foi ele quem deixou a competição no final deste primeiro desafio da semana.

Na segunda prova, continuou tudo muito doce, mas no sentido figurado, uma vez que houve uma surpresa muito especial para cada aspirante, que teria pequenos ajudantes para cozinhar um prato muito especial. Cada aspirante encontrou na sua caixa mistério um ursinho de peluche com uma mensagem. Esta mensagem pertencia a uma criança da sua família – filhos, sobrinhos, netos – ou a um adulto que fala da sua infância. A prova seria cozinhar um prato infantil, transformando-o em algo novo, mas para isso, além da inspiração da mensagem, cada aspirante recebeu as crianças da sua família para cozinharem consigo, transformando a cozinha do MasterChef num recreio cheio de emoções. Mas não foram apenas os aspirantes a receber os filhos, os jurados também contaram com a ajuda dos seus filhos para avaliarem os pratos! David, Teresa, Camila e Lucina foram os autores dos melhores pratos e juntaram-se a Fernanda na varanda, longe da prova de eliminação.

Na prova de eliminação, um pequeno ingrediente ditou todo o rumo da provas. Um ovo, o ingrediente estrela da prova. Em duas rondas, os aspirantes tiveram de cozinhar ovo com uma seleção de ingredientes feita por um convidado surpresa. Na primeira ronda cozinharam a pares eo par autor do melhor prato ficou livre. Na segunda ronda cozinharam individualmente para evitar a expulsão. João e Bia foram o par que se salvou na primeira confeção. Tânia, Telmo e Mafalda foram à última ronda. Antes de saberem o veredito, os aspirantes receberam a surpresa: o chef que escolheu aqueles ingredientes, o aclamado chef Dabiz Muñoz, passou por Lisboa para deixar uma mensagem aos aspirantes a MasterChef Portugal. Por fim, e apesar dos três aspirantes terem feito um bom trabalho na prova, foi Telmo quem deixou a competição.