Ingredientes
Azeite Qb
Fubá de milho branco 40gr
Açúcar mascavado 100gr
Leite 250ml
Vagem de baunilha 1
Extrato de baunilha 1 colher sopa
Massa filo 4 folhas
Manteiga 50 gr
Cardamomo 4 sementes
Gengibre Qb
Açúcar branco 4 colheres de
sopa
Pau de canela 1
Ananás Meio ananás
Catatos 12
Pistáchios Qb
Água 100ml

Modo de Preparação

1- Fritar os catatos em azeite até ficarem crocantes. Deixar em papel absorvente.

2- Preparar o creme de pasteleiro: num tacho adicionar o extrato de baunilha com o fubá de milho branco e 60 gr de açúcar mascavado. Mexer bem e adicionar o leite a pouco e pouco, em lume médio, até engrossar. Reservar no frio.

3- Massa para o mil-folhas: sobrepor 4 folhas de massa filo barradas com manteiga entre si. Cortar em 9 pequenos retângulos e levar ao forno a 200c durante 4min.

4- Preparar o recheio de ananás: Arranjar e cortar em pequenos cubos o ananás. Adicionar a um tacho com uma vagem de baunilha cortada a meio, 2 sementes de cardamomo esmagadas, gengibre ralado a gosto, 40gr de açúcar mascavado e a restante manteiga. Deixar ferver em lume médio durante 20min, até obter uma consistência caldosa e o ananás ficar mais mole.

5- Preparar a calda onde banharemos os catatos: num tacho, juntar o açúcar branco com a água, pau de canela e 2 sementes de cardamomo esmagadas. Deixar ferver em lume médio até ponto estrada. Banhar os catatos e 12 metades de pistachio. Deixar a repousar em superfície limpa e antiaderente.

6- Montar o mil-folhas: sobre um retângulo de massa filo, rechear com o creme de pasteleiro (com a ajuda de um saco de pasteleiro), adicionar alguns cubos de ananás e pistachios picados. Repetir o processo mais uma vez e terminar com um retângulo de massa onde se colocam 4 pequenos pontos de creme de pasteleiro (cada um segurará um catato e uma metade de pistachio. Repetir todo o processo para os restantes mil-folhas.