Antes das portas da cozinha do MasterChef abrirem, os jurados visitaram a casa da Célia para lhe entregarem um avental. Está assim conhecida a 16ª aspirante a entrar em competição no MasterChef.
Já na cozinha, os concorrentes foram surpreendidos por um vídeo dos chefes, que termina com o clássico “podem levantar as caixas” e, assim que o fazem, tudo explode com confettis pelo ar. Tal como os chefes explicaram, esta primeira prova teve como base os ingredientes preferidos de cada um deles e, no final, só 8 pratos foram avaliados, sendo que, o autor do melhor prato recebeu o pin da imunidade. Depois da prova, foram chamados para avaliação os aspirantes António Miguel, Luisiana, Carla, Maria, Rúben, Bruna, Rui e Madalena. No final, Carla, António Miguel e Bruna completaram o top 3, mas foi a Carla que recebeu o pin da imunidade.
Seguiu-se a prova de equipas que decorreu na Costa Nova com a presença de dois chefs convidados da região: Ricardo Costa, do Yeatman, e Ricardo Nogueira, do Restaurante Mugasa. A Carla foi a capitã, por ter vencido a última prova, e teve como vantagem escolher o capitão da outra equipa, optando por João António. Além disso, a Carla escolheu também a sua equipa (vermelha): Luisiana, Isabel, Rui, Bárbara, Rúben, António Miguel e Domingos. Já o João António ficou com os restantes concorrentes na sua equipa (azul): Célia, Filipe, Rose Mary, Madalena, Maria e Bruna.
Para esta prova, como entrada de terra, a equipa vermelha serviu wrap de leitão com puré de feijão e, como entrada de mar, apresentou uma sopa de berbigão com bivalves. A equipa azul apostou numa tiborna de leitão e numa coleslaw com maçã, maionese de água de ostras e bivalves. Como prato principal, ambas as equipas tiveram de preparar uma caldeirada de raia. No final, a prova acabou por não correr bem a ambas as equipas e os chefes decidiram mesmo interromper o serviço, uma vez que os convidados estavam à espera há muito tempo. Após a votação dos convidados quem venceu, por pouco, foi a equipa de Carla.
Todas as novidades do Masterchef Portugal no Facebook e Instagram oficiais.