A noite começou com um desafio exigente: replicar um prato do Chef Ricardo Costa. Logo aí, Maria Inês destacou-se com uma apresentação e sabor muito idênticos ao original, garantindo assim o primeiro lugar na final.
Seguiu-se a última prova em exterior no Palácio Nacional de Queluz para apurar o segundo finalista. Os aspirantes Catarina, Pedro e Nogueira cozinharam para dez grandes Chefs, com ingredientes de excelência como o carabineiro, a barriga de atum e o maracujá. Pedro conquistou a vitória desta prova ao apresentar uma sobremesa digna de qualquer restaurante com estrela Michelin e assegurou desta forma o lugar no duelo final.
A decisão aconteceu na cozinha do MasterChef Portugal. Frente a frente, Maria Inês e Pedro deram tudo para impressionar com um menu completo. Maria Inês brilhou com uma entrada fresca de camarões da costa, um prato principal de robalo com puré de couve-flor e uma sobremesa de rabanada de brioche, gelado de iogurte de cabra, caldo de vinho do Porto e puré de marmelo.
No final da noite, Maria Inês recebeu o troféu de MasterChef e um curso de aperfeiçoamento em técnicas culinárias. Pedro, segundo classificado, ganhou um curso de base e técnicas de pastelaria. Já Catarina e Nogueira, que ficaram em terceiro e quarto lugar, receberam um curso intensivo de culinária numa área à escolha.