HUMMUS DE beterraba com crumble de nozes E cogumelos GRELHADOS
Ingredientes
2 Beterraba
4 Dentes alho
4 Chalotas chalota
100gr Nozes
100gr Cogumelos
250gr Grão
Q.b. Cebolo
100gr Pão
Q.b. Azeite
Q.b. Vinagre
1 C. sopa mostarda
Modo de preparação
Numa panela de pressão comece por cozinhar as beterrabas inteiras com pele durante 20 minutos. Entretanto lamine os cogumelos e marine com molho de soja azeite e alho picado e reserve. Retire a pele as beterrabas, coloque num processador juntamente com o grão, o azeite, o sal, a mostarda e um alho, triture até obter uma pasta homogénea e reserve. Grelhe agora os cogumelos e o cebolo com sal e reserve. Prepara o crumble, picando as nozes e desfazendo o pão. Leve as noves a torrar, de seguida toste o pão desfeito com um fio generoso de azeite numa frigideira e misture com as nozes, retifique o sal e deixe arrefecer num tabuleiro.
Arroz de Cherne e lagostins
Ingredientes
Adicionar a gosto a cabeça e espinha do cherne
1 Pedaço gengibre
1 Cebola Picada
2 Dentes de alho picados
2 Talos alho francês em rodelas
1 Molho Coentros
240gr Arroz Carolino
3 vezes a medida de arroz caldo de Peixe
½ Cebola grande
2 Dentes de alho
1 + 1/2 Limão
2 Sementes de cardamomo
Q.b. Coentros
400gr Cherne em filetes
4 Lagostins
Modo de preparação
Numa panela funda, começa-se por refogar o alho, a cebola e o alho francês. Quando tiverem translucido, junta-se água, a espinha e a cabeça do peixe e o gengibre e levanta-se o lume. Assim que comece a ferver, juntam-se os coentros, baixa-se o lume e deixa-se o caldo apurar em lume brando pelo menos por uma hora.
Num tabuleiro coloca-se os lagostins e cobre-se com água a ferver, quando conseguirmos mergulhar o nosso dedo e não nos queimarmos é porque o lagostim está cozinhado. Retira-se as cascas e cabeças e junta-se ao caldo das espinhas.
Num tacho com bastante azeite refoga-se a cebola e o alho picados. Juntam-se então as sementes do cardamomo e a casca de limão. Quando a cebola estiver bem dourada, adiciona-se o arroz e o sumo de limão e mexe-se bem. Adiciona-se então o caldo, e envolve-se, deixando cozinhar. Prova-se de sal e retifica-se o tempero.
Adicionam-se os coentros picados, retificando se é necessário adicionar mais caldo, adiciona-se o peixe, e não se mexe mais o arroz para que o peixe não se desfaça. Quando estiver no ponto, desliga-se e serve-se num prato fundo, com o peixe e lagostim por cima, polvilhado com coentros picados.