A competição começou com uma grande viagem gastronómica. Os 12 aspirantes tinham à sua espera uma caixa mistério com quiabos, óleo de palma, peixe seco, catatos, entre outros ingredientes típicos de Angola. Os jurados deram as boas-vindas ao chef Helt Araújo, que deu a conhecer os sabores de Angola. Os aspirantes provaram um prato preparado pelo chef para depois iniciarem a prova, que foi livre, mas tinha a obrigatoriedade de usarem catatos. Após a confeção, os pratos de Bárbara, João António, Carla, Bruna, Luisiana e Isabel foram considerados os melhores. No final, os pratos de Bárbara, João António e Bruna foram os 3 melhores e a vencedora foi Bruna, que melhor conseguiu combinar as duas gastronomias.

A prova seguinte foi um desafio em equipas. Bruna foi a capitã da equipa vermelha e escolheu Luisiana como capitã da equipa azul. Com Bruna ficaram Rui, Bárbara, Rúben, Madalena e Filipe. Já a Luisiana, juntaram-se a Carla, Isabel, Domingos, António Miguel e João António. Os chefs anunciaram que o desafio era replicar o prato de um convidado muito especial e deram as boas-vindas ao chef Pedro Pena Bastos. Mas esta prova teve algumas particularidades: apenas as capitãs tiveram a oportunidade de provar o prato e as equipas não tiveram acesso à receita ou ficha técnica. Após as capitãs provarem, o chef Pedro deu uma ajuda e iniciou o espetáculo da noite. Uma banda começou a tocar e a letra da música era composta por partes da receita. O confronto começou e os azuis queixaram-se da falta de comunicação e orientação de Luisiana. Já os vermelhos trabalharam pacificamente sob o comando de Bruna. A equipa vencedora foi a vermelha.

A cozinha do MasterChef preparou-se para mais uma eliminação e em cada bancada estava uma caixa mistério e uma grande tábua de madeira. Os chefs deram as boas-vindas ao chef Hélio Loureiro que trouxe dicas preciosas em relação ao queijo, uma vez que a prova seria construir “uma senhora tábua”. Carla decidiu entregar o pin da imunidade e ficou a salvo da expulsão. Depois da deliberação, os chefs destacaram Isabel com a melhor tábua da noite e Domingos foi o concorrente eliminado do MasterChef.

A noite não terminou sem mais um jogo. Começaram a entrar comissários de bordo na cozinha do MasterChef,  deixando malas pelo estúdio. Os aspirantes escolheram uma bagagem e, à vez, abriram-na. Cada mala tinha um ingrediente e um avental, definindo já as equipas da próxima prova. Na equipa verde estão Isabel, João António, António Miguel, Madalena e Rúben e na equipa vermelha estão Luisiana, Carla, Rui, Bárbara, Bruna e Filipe.

Todas as novidades do Masterchef Portugal no Facebook e Instagram oficiais.