Para o atum e cebolada de ananás:

1 Posta de Atum

2 Cebolas pequenas

2 Dentes de alho

1/4 Ananás

Q.b. Mel

Q.b. sal

Q.b. Pimenta preta

Q.b. Azeite

 

Para o puré de batata-doce roxa:

2 Batata-doce Roxa (Colheita do Campo)

Q.b. Sal

Q.b. Azeite

Q.b. Água da cozedura das batatas

Q.b. Manteiga

 

Para o creme de cogumelos:

Q.b. Sumo de Yuzu

100g Cogumelos desidratadas

1 Colher chá de pasta de tâmaras

Q.b. Natas

Q.b. Azeite

Q.b. Sal

 

 

Modo de Preparação

  1. Para a cebolada, corte a cebola em meia-lua no sentido dos veios. Colocar ao lume uma frigideira larga e uma quantidade generosa de azeite, juntar a cebola a refogar, temperar com sal e pimenta-preta. Deixar estufar durante 10 minutos em lume médio/baixo até a cebola estar caramelizada. Acrescentar o ananás cortado aos cubos e o mel, retificar temperos e reservar.
    2. Para o puré, descascar e cortar em cubos pequenos a batata-doce, e colocar num tacho, cobrir com água e deixar cozinhar durante 10 minutos em lume brando. Escorrer bem a batata, reservando um pouco da água, colocar num copo liquidificador, juntar 1 cubo de manteiga, sal, um fio de azeite e um puco da água da cozedura da batata, triturar até obter uma textura homogénea. Provar e retificar temperos.
    3. Para o creme de cogumelos, colocar os cogumelos desidratados no sumo de yuzu até estarem completamente hidratados. Retirar os cogumelos e reservar o sumo. Colocar os cogumelos na mesma frigideira onde fez a cebolada, com um fio de azeite, saltear os cogumelos, acrescentar a pasta de tâmaras e as natas, temperar com sal e deixar reduzir ligeiramente. Colocar este preparado no copo da varinha mágica e reduzir a um creme.
    4. Para o atum, temperar o bife de atum com sal, pimenta e colocar na frigideira (em lume alto) com o alho, durante menos de um minuto de cada lado. Sirva com salada de endívias. Empratar a gosto. Bom apetite.