Ingredientes
½ Ananás
1 Aba de bacalhau demolhada
2 Cebola roxa
2 Dente de alho
1 C. sobremesa Hortelã picada
6 Fisális (só fruto)
Q.b. Manteiga
2 Gemas de ovo
2 Claras em castelo
2 C. sopa Farinha de pinhão
1 Ramo Alecrim
1 Folha Louro
Q.b. Sal
Q.b. Pimenta
Modo de preparação
Colocar o bacalhau em água a ferver com o alecrim, um dente de alho esmagado, sal, uma folha de louro e uma pitada de pimenta, deixar por +/- 2 minutos e retirar o bacalhau. Deixar o bacalhau arrefecer e desfiar, reservar.
Retirar a polpa do ananás sem esmagar, cortar em cubos pequenos, reservar a casca para rechear a posterior.
Refogar em azeite a cebola cortada em meia-lua, um dente de alho e temperar com sal e pimenta. Deixar a cebola ficar translúcida, reservar.
Na mesma frigideira saltear em manteiga o ananás até começar a tostar um pouco, adicionar o bacalhau e deixar mais um minuto. Salpicar com hortelã picada, reservar. Na mesma frigideira saltear as fisálias até ganharem brilho (+/- 5 minutos)
Misturar as duas gemas, a farinha de pinhão e um pouco da água de cozer o bacalhau numa tigela até obter uma massa grossa que irá envolver com as claras de ovo. Retificar o tempero, reservar.
Na casca do ananás colocar primeiro o salteado de cebola, o ananás com bacalhau e por cima o preparado das claras, com o maçarico passar a chama em zig zag na mousse de claras para ganhar cor, de seguida colocar as fisálias.
Servir de entrada com pimentos caramelizados e umas mini tostas.