Para dar início à semana de competição, entrou pela cozinha do MasterChef a carrinha do pão. Nesta primeira prova, os aspirantes foram desafiados a criar um prato com molho e, o melhor, teria passagem direta para a final.
Luisiana apresentou mais um clássico italiano: almôndegas. Isabel apostou um Velouté de Romesco, Bárbara numa Bisque de Camarão e Bruna numa Tomatada com Ovos Escalfados. Contudo, foi o Caril de Camarão e Manga do Rui que venceu esta primeira prova, garantindo-lhe um lugar entre os quatro finalistas.
Na segunda prova, os aspirantes conheceram três cozinheiras de três países africanos e o desafio passou por criar um prato inspirado no continente. Isabel apresentou um guisado de frango com Esmagada de Mandioca e Amendoim, Bárbara uma Kibeba de Choco com Farofa e Chips de Mandioca, Luisiana uma Feijoada à Transmontana e Bruna uma Kibeba de Robalo com Farofa e picadinho de Cebola, Coentros e Azeite. Destacaram-se os pratos de Isabel e Bárbara, mas acabou por ser Bárbara a garantir um lugar na competição.
Para disputar os dois últimos lugares, Bruna, Isabel e Luisiana enfrentaram a última prova de eliminação da temporada. Voltaram a uma das provas clássicas do MasterChef, a Prova em Espelho, mas com uma diferença: as aspirantes ficaram de costas para o Chef e cozinharam apenas ao som da sua voz. O convidado foi o Chef Nelson Freitas, vencedor da 5ª edição do prestigiado concurso mundial “San Pellegrino Young Chef Academy”. O objetivo era replicar o prato que deu a vitória ao Chef: um salmonete crocante com escamadas fritas. Bruna e Isabel conseguiram as melhores réplicas, fazendo com que Luisiana abandonasse a cozinha do MasterChef.
Estão assim encontrados os quatro finalistas: Rui, Isabel, Bruna e Bárbara. Um deles será o próximo MasterChef Portugal!
Todas as novidades do MasterChef Portugal no Facebook e Instagram oficiais.