A competição transformou-se numa sala de cinema, onde os aspirantes foram surpreendidos com um filme dos seus familiares. No primeiro desafio, foram convidados a cozinhar livremente um prato que os levasse de volta à sua infância. A grande vencedora desta prova foi a Luisiana, que conseguiu fazer uma lasanha, do zero, respeitando o tempo da prova. Como vantagem, foi a concorrente que formou as duplas para a prova seguinte: o Leilão.
Antes de passarem à confeção, tiveram de licitar, com tempo, um dos quatro cabazes disponíveis, apresentados pelos convidados especiais Vítor Gonçalves, Sérgio Rosado, Nélson Rosado e Carolina Torres. A dupla Bruna e Madalena ficou apenas com 55 minutos, apesar de terem ficado com o seu cabaz de sonho. Já a Isabel e a Carla conseguiram os 90 minutos máximos, optando por um cabaz que mais nenhuma dupla quis. Na hora do veredito, os chefs anunciaram que as duas melhores duplas ficariam a salvo da eliminação. Bruna e Madalena venceram a prova e a dupla Bárbara e Luisiana ficaram também a salvo.
O formato dos Duelos regressa para a prova de eliminação. Nas caixas mistério, os aspirantes Isabel, Carla, Rui e João António encontram quatro partes de frango: peito, asas, miudezas e pernas. Nesta prova, cada concorrente teve de desafiar outro para um duelo, escolhendo uma das partes do frango para cozinhar. Quem vencesse ficaria a salvo e quem perdesse jogava um novo duelo até que um fosse eliminado. João António começou a primeira ronda, desafiando Carla para o duelo. No final desta ronda, Carla venceu e João António enfrentou um novo duelo com Isabel, acabando por vencer. Na terceira ronda, Isabel acabou por defrontar Rui e sair vencedora.
Como a perna do frango não tinha sido cozinhada, os chefs propuseram uma última ronda, em que Rui defrontou um ex-aspirante, o Domingos. No final, Domingos abandonou, mais uma vez, a cozinha do MasterChef, enquanto Rui continuou em competição.
Saiba mais novidades do MasterChef Portugal no Facebook e Instagram oficiais.