Ingredientes
3 costeletas de cabrito
4 cenouras médias
½ couve coração
1 cebola
Alhos
Manteiga qb
Sal qb
Pimenta preta qb
Cominhos qb
Azeite qb
Alecrim qb
Modo de Preparação
1. Começamos por limpar o osso da costeletas e reservamos.
2. Cortamos ½ couve coração em 3 na vertical, sempre com cuidado de forma a que não se solte. Colocamos num tabuleiro com papel de alumínio e temperamos com sal, pimenta e azeite e levamos ao forno a cozinhar a 200°C.
3. Num almofariz, colocamos azeite, alecrim, alho, sal e pimenta, amassamos com o pilão e colocamos este preparado nas costeletas já previamente arranjadas. Reservamos.
4. Num wok, colocamos a cebola picada em brunesa e o alho picado com um fio de azeite e deixamos refogar, acrescentamos cominhos e a cenoura descascada e cortada as rodelas ou meia luas, deixamos saltear até ganharam alguma caramelização e colocamos água até às cobrir, deixamos cozinhar. Temperar com sal e pimenta.
5. Verificar a couve que está no forno e caso necessário colocar um pouco mais de azeite, não deixar assar demasiado de forma a que não perca a crocância. Ir verificando com a ponta de uma faca se o centro está cozinhado.
6. Iniciamos o momento de grelhar as costeletas, retiramos o excesso do tempero e protegemos o osso que limpamos com papel de alumínio ( de forma a que não fique queimado). Numa frigideira já previamente aquecida e com um fio de azeite, colocamos as costeletas e deixamos grelhar cerca de 3 minutos até caramelizar e do outro lado menos um pouco de forma a que não fique muito cozinhado. Retiramos e deixamos repousar a carne cerca de 10 minutos.
7. Verificar a cenoura, estando cozinhada, triturados até ficar com consistência de purê e posteriormente passamos numa peneira para retirar qualquer grumo que possa ter, colocamos novamente numa panela e acrescentamos uma colher de sopa de manteiga e mexemos até ficar cremoso.
8. A couve depois de cozinhada, retiramos no forno e dá-mos uma ligeira
caramelização numa frigideira com um fio de azeite.