Tóli César Machado é um dos nomes incontornáveis do rock e do pop português.
Em 1981 formou o Grupo Novo Rock – que hoje conhecemos como GNR. Trinta e cinco anos depois, a banda continua em atividade, embora a formação inclua agora Rui Reininho na voz e Jorge Romão no baixo. Tóli é pianista, baterista, guitarrista e até acordeonista. Tóli assume grande parte das composições dos GNR.

O que faz vai no entanto para além do rock. Foi produtor, compositor e instrumentista do álbum “Alibi” de Manuela Moura Guedes e, num género mais pop, produtor, arranjador e instrumentista do álbum “Anjo da Guarda” de António Variações.

Fez também parte da composição de bandas sonoras de filmes, telefilmes – como o tão conhecido Amo-te Teresa, pela qual ganhou um Globo de Ouro em 2000 – e novelas – como Nunca Digas Adeus e Sonhos Traídos.

Na sua participação no Festival da Canção de 2017 é o autor da música que vai apresentar e conta com a letra de Joana Duarte, membro da banda The Happy Mess e road manager dos GNR.

Tóli César Machado aproveita assim a abertura da RTP na aceitação de canções em idiomas que não o português – espera-nos uma canção em inglês – My Paradise.

» LER: Tóli César Machado convida David Gomes: “Acho que as pessoas que andam cá há mais anos têm a obrigação de ajudar as mais novas” «
» LER: David Gomes: “Levarmos uma canção em inglês pode fazer a diferença” «