É a terceira vez que João Só concorre ao Festival da Canção, a convite da RTP.
Em 2012, o cantor e compositor pensou um tema para Carlos Costa, depois de o intérprete lhe ter calhado em sorteio, fruto de castings internos da RTP. Em 2014, a escolha do intérprete ficou a cargo do compositor – Ivo Lucas representou o tema Eu Vou, novamente com o selo de João Só mas num estilo completamente diferente do Queres que eu Dance?, apresentado dois anos antes.
É seguro dizer-se que João Só não compõe sem pensar no artista que vai dar corpo e voz aos seus temas e que a fórmula Festival da Canção não é mais do que um mito adaptável à inspiração do autor. O estilo de João Só irá figurar num novo tema, cantado em português e com o foco na melodia e nas palavras.
João Só lançou o primeiro disco em 2009, com o grupo João Só e os Abandonados. Em 2013 lançou um disco numa linha mais pop e no ano passado editou o seu último trabalho Até Que A Morte Nos Separe, depois de casar.
Para além de compôr o seu próprio trabalho, participa na produção de discos de outros artistas, entre os quais André Sardet ou Carolina Deslandes.