Tiago Filipe Pinheiro Batista (nascido em Chaves em 1991) é um cantor, compositor, letrista, produtor musical e arquiteto que se apresenta com o nome artístico Filipe Keil. Desde cedo mostrou interesse pela música e o piano foi o primeiro instrumento que o cativou.

Em 2006 escreveu a sua primeira canção – “Só quero um mundo melhor” – inspirada pelo que via nos noticiários. Foi com essa canção que concorreu no Festival da Canção Júnior na RTP, que correspondeu à sua primeira experiência televisiva. Em 2007 mudou-se para Silves onde fez o ensino secundário em Artes Visuais e em 2009 partiu para Lisboa para fazer um mestrado integrado em Arquitetura.

 

Formou a sua primeira banda (os Copycats, que tocavam versões). Em 2013 lançou o single de apresentação, “Kind of Funny” e participou no programa de talentos “Factor X”.

Compôs o seu primeiro disco a solo em 2014, o EP “Keil”, produzido em parceria com Liberdade (Gustavo Almeida). Em 2017, lançou um single e um EP de temas acústicos, incluindo o tema “Sonhador” e participou no programa “Masterclass” da Antena 1. Esta é a sua estreia no Festival da Canção.