Aproximamo-nos perigosamente do final do ano de 2019 e alegremente do início de 2020… o que significa que estamos cada vez mais perto do Festival da Canção, que acontece nos dias 22 e 29 de fevereiro em Lisboa e no dia 7 de março… em localização ainda por revelar.
Por esta altura já sabemos quem são os compositores que nos vão oferecer as próximas músicas que vão ficar para a história. Em novembro Nuno Galopim, consultor da RTP para todos os assuntos relacionados com o Festival e com a Eurovisão, foi entrevistado pela Joana Martins e comentou os 16 compositores da edição de 2020.
A liberdade artística concedida aos artistas da seleção nacional é uma das vantagens sublinhada pelo consultor da RTP. Os pormenores finais das canções, no entanto, só serão revelados em janeiro.
No que à Eurovisão diz respeito, temos algumas notícias para partilhar:
Regressemos a outubro, quando a televisão pública belga revelou o primeiro representante da Eurovisão 2020. A Bélgica escolheu a banda Hooverphonic para trabalhar uma música que represente o país. Atualmente, estão numa tour pela Europa.
Na mesma altura, a Espanha soltou também o nome do seu representante. A canção de Blas Cantó será escolhida através de uma seleção interna.
Na semana passada, a Áustria já escolheu Vincent Bueno como representante do país para Roterdão 2020. A canção austríaca chama-se Alive mas só poderemos ouvi-la em março.
Da Albânia chegam-nos as vinte músicas concorrentes à seleção nacional daquele país. Uma delas será a representante da Albânia em 2020. Oiça todas as canções AQUI. O programa de televisão está agendado para os dias 19, 20 e 22 de dezembro.
Por fim, a Austrália apresentou mais 4 artistas que vão concorrer na seleção nacional, a juntar aos seis outros nomes que já tinha avançado, assim como a primeira canção a concurso. Jack Vidgen vai cantar I Am King I Am Queen, que já pode ser ouvido no Youtube do artista.
Nas próximas duas semanas fazemos um intervalo de #SemFiltro Especial para nos irmos encher de rabanadas e passas… mas contamos trazer novidades do Festival da Canção logo no início de 2020.