Depois do cancelamento, pela primeira vez nos seus 64 anos de História, de uma edição do Festival Eurovisão da Canção, a EBU e o Host Broadcaster Holandês decidiram organizar o espetáculo “Eurovision: Europe Shine a Light”, uma homenagem às 41 canções que estariam a concurso na edição deste ano. Cantores, compositores e autores vão ser honrados num espetáculo não competitivo, sem votações, que pretende promover a união entre nações, valor defendido pelo Festival Eurovisão da Canção.
No dia 16 de maio, a RTP irá transmitir o espetáculo, que pretende honrar as canções e os artistas que iriam participar, em competição, no Festival Eurovisão da Canção 2020. Portugal vai marcar presença neste evento.
A RTP irá transmitir o espetáculo e a canção “Medo de Sentir” faz parte do seu alinhamento, bem como uma mensagem especial que Elisa gravou para os fãs. “Eurovision: Europe Shine a Light” decorre em Hilversum, nos Países Baixos, exatamente no dia em que teria lugar a Grande Final do Festival Eurovisão da Canção. Esta homenagem estende-se também a artistas que, nos últimos anos, marcaram a história da Eurovisão com as suas músicas e atuações. Estão guardadas ainda muitas outras surpresas, mas acima de tudo teremos momentos especiais e inesquecíveis para todos nós em tempos tão desafiadores como os que vivemos!
Uma noite especial, com transmissão em mais de 40 países, que será vivida em conjunto com todos os fãs e telespectadores a partir das suas casas e, claro, onde celebramos o espírito eurovisivo. Com a duração de duas horas, “Europe: Eurovison Shine a Light” será conduzido pelos holandeses Chantal Janzen, Edsilia Rombley e Jan Smit, mas não estarão sozinhos nesta emissão: a eles juntam-se, por exemplo, Graham Norton, apresentador da BBC, e a sensação holandesa do YouTube, NikkieTutorials. Este espetáculo será um momento inesquecível na História da Eurovisão que pretende trazer inspiração, esperança e promover o espírito de união além-fronteiras.
* Eurovision transmite espetáculos online nos dias 12 e 14 de maio *