A performance de Victoria Nicole com a canção Esperança foi amplamente elogiada pelos jurados e pelo público, marcando um novo recorde histórico para Portugal. O vencedor desta edição foi a Geórgia, com uma atuação emocionante de Andria Putkaradze que arrecadou o primeiro lugar.
Victoria Nicole, com 14 anos, destacou-se como a única concorrente deste ano a apresentar uma canção completamente composta e escrita por si. Esperança, uma música bilíngue (em português e espanhol) com uma mensagem de resiliência e esperança, contou com o apoio de produção de Nininho Vaz Maia e Bárbara Tinoco, mentores do The Voice Kids, concurso que Victoria venceu este ano.
Durante a semana em Madrid, Victoria partilhou: “O que mais gostei nesta experiência foi subir ao palco da Caja Magica as amizades que fiz, especialmente com a Nikol Çabeli, da Albânia.”
A delegação portuguesa contou também com a presença de Júlia Machado, representante no Junior Eurovision 2023, que este ano foi a porta-voz dos votos do júri de Portugal. O sistema de votação, dividido entre 50% dos votos de jurados e 50% do público global, que votou digitalmente no site JESC.tv, destacou a força da performance de Victoria.
A Eurovisão Júnior foi transmitida através da RTP 1, RTP África, RTP Internacional e online na RTP Play, com comentários de Nuno Galopim e Carina Jorge.
Este 2.º lugar representa o melhor resultado de sempre para Portugal, superando o 8.º lugar alcançado em 2022 com Nicolas Alves. A RTP e a delegação portuguesa celebram este momento histórico e o talento jovem que Victoria Nicole representa para a música nacional.