Quando, há quase um ano, Elisa e a compositora da canção, Marta Carvalho, se juntaram no palco do Coliseu Comendador Roldão Almeida (em Elvas) para cantar uma vez mais “Medo de Sentir”, que tinha acabado de vencer o Festival da Canção 2020, nenhum de nós imaginava o que o futuro nos guardava.

O cancelamento, inédito, da edição de 2020 do Festival Eurovisão da Canção, obrigou a EBU a repensar regras que, agora, permitam encarar com outra confiança a realização do concurso em 2021. Há vários cenários em função das medidas que a saúde pública possa levantar. E com essa certeza em mãos, a RTP avança para a realização do Festival da Canção 2021, cujo vencedor representará Portugal em maio em Roterdão.

Esta é uma aventura que une não apenas os músicos concorrentes e os profissionais da RTP, mas todos aqueles que seguem as carreiras dos autores e intérpretes que este ano vão passar pelo Festival, os que, ano após ano seguem atentamente a história em permanente construção deste programa e os muitos mais que, invariavelmente, fazem deste um dos momentos mais importantes da oferta televisiva da RTP. E desta soma de tantos esforços e entusiasmos, nasceu o mote para a edição deste ano: #OFestivaléNosso

>> GALERIA DE FOTOS DA APRESENTAÇÃO À IMPRESA <<

O modelo do Festival da Canção é semelhante ao dos anos anteriores, envolvendo duas semifinais e uma final. As semifinais terão lugar nos dias 20 e 27 de fevereiro e a final está agendada para 6 de março. Todos os programas serão realizados em estúdio. Uma emissão que iremos poder acompanhar em direto na RTP1, RTP Play e na RTP Internacional e, com o apoio de sempre, da Antena 1 com a sua emissão especial dedicada ao Festival da Canção.

Nomes já familiares da história recente do Festival da Canção vão assegurar a apresentação dos três programas. Na primeira semifinal encontraremos a dupla Sónia Araújo e Jorge Gabriel. Na segunda semifinal teremos a apresentação entregue a Tânia Ribas de Oliveira e José Carlos Malato. E na final, uma vez mais, a dupla Filomena Cautela e Vasco Palmeirim. Nos três programas a Green Room estará entregue a Inês Lopes Gonçalves. Ao mesmo tempo, durante os três programas, nas redes haverá uma emissão complementar apresentada por Joana Martins.

Em cada semifinal haverá 10 canções concorrentes, cinco das quais serão apuradas para a Final. Haverá, assim sendo, 10 canções na final. A votação seguirá o modelo habitual, cabendo metade da pontuação a um júri profissional e a outra metade ao voto popular.

Em dezembro foram já revelados os autores das canções e as semifinais em que as respetivas canções serão apresentadas. Hoje é a vez de conhecermos os intérpretes e as próprias canções.

E aqui estão:

AUTOR CONVIDADO

INTÉRPRETE

CANÇÃO

Anne Victorino d’Almeida

Nadine

Cheguei Aqui

Carolina Deslandes

Carolina Deslandes

Por um Triz

Da Chick

Da Chick

I Got Music

Fábia Maia

Fábia Maia

Dia Lindo

Filipe Melo

Sara Afonso

Contramão

Hélder Moutinho

Valéria

Na Mais Profunda Saudade

IAN

IAN

Mundo

IRMA

IRMA

Livros

Joana Alegre

Joana Alegre

Joana do Mar

João Vieira

Graciela

A Vida Sem Acontecer

Karetus

Karetus, Romeu Bairos

Saudade

Miguel Marôco

Miguel Marôco

Girassol

NEEV

NEEV

Dancing in the Stars

Pedro da Linha

EU.CLIDES

VOLTE-FACE

Pedro Gonçalves

Pedro Gonçalves

Não Vou Ficar

Stereossauro

mema.

Claro Como Água

Tainá

Tainá

Jasmim

TATANKA

The Black Mamba

Love is on My Side

Virgul

Ariana

Mundo Melhor

Viviane

Ana Tereza

Com um abraço