Há cerca de um ano, Luísa Sobral lançou o quarto disco homónimo. “Luísa” reúne canções em inglês e em português na mesma voz que a distingue tão bem das outras. Para interpretar a canção n.º 7 da 1.ª Semifinal do Festival da Canção, a cantor e compositora escolheu o irmão Salvador Sobral.
Eu nunca pensei interpretar esta canção porque quando a escrevi já a escrevi a pensar na voz do meu irmão. Pensei logo que gostava muito de ver o meu irmão a interpretar uma canção minha, porque acho que ele é um cantor extraordinário e porque me dava imenso gozo vê-lo no Festival da Canção e que acabasse por ser uma coisa de família. Acho giro estarmos os dois nisto.
Embora os seus discos seja marcados por canções tanto em português como em inglês, Luísa Sobral escolheu a língua-mãe para dar vida à mensagem que queria passar. A competição não foi a causa que lhe deu maior impulso para aceitar o convite – antes da competição, antes da forma, o conteúdo.
Se há uma canção que nos vai representar enquanto país também acho que faz sentido ser na nossa língua, temos uma língua tão bonita! (…) Eu não escrevi a pensar na parte da competição. Eu queria escrever uma canção bonita. Depois percebi pelos blogues que o único objetivo é ganhar; mesmo que a canção seja uma porcaria, as pessoas vão ficar super felizes se ganharmos… e eu não sou assim, eu não vejo as coisas assim. Eu queria escrever uma canção que me representa, que pudesse estar num disco meu, uma canção da qual eu me orgulhasse e foi isso que eu fiz.
Sendo ou não a competição o principal móbil da dedicação ao Festival, a compositora garante que o tema tem força e espaço na Eurovisão, “para representar um bocadinho aquilo que se faz em Portugal”.
Aceitei porque sempre achei interessante a ideia de escrever para o Festival da Canção mas mais que isso porque também sabia as pessoas que também iam escrever e que são meus amigos e meus colegas e achei que me ia dar um gozo enorme estar neste grupo e ouvir as canções dos outros e mais do que tudo partilhar esta experiência com eles (…) Estou só desejosa de ouvir as canções dos outros e mostrar a minha, claro!
A canção de Luísa Sobral será a 7.ª a desfilar na 1.ª Semifinal do Festival da Canção 2017 – agendada para 19 de fevereiro -, pela voz de Salvador Sobral.