Foi a primeira vez que Rita Laranjeira pisou um palco com tamanha dimensão. A Arena de Minsk alberga cerca de 15 mil pessoas e, diz-se, estará cheia no próximo domingo, quando os vinte concorrentes atuarem perante a Europa.
Apesar de alguns países já terem ensaiado ontem, Portugal foi escalado para fazer o primeiro ensaio esta quarta-feira. A nossa representante chegou muito entusiasmada e expectante e foi encaminhada para a sala de monitorização do áudio, onde se afinam os in-ears.
Os in-ears correspondem ao som de retorno, essencial a uma boa performance, que são colocados nas orelhas dos artistas. Como são raras as vezes em que uma produção pode ter um elemento técnico desta complexidade, a experiência pareceu para lá de fantástica para a nossa Rita. A reação a esse momento de descompressão assoberbada ficou registado:
Depois foi tempo de subir ao palco e enfrentar uma sala ainda vazia de público. As câmaras alinharam-se e gravaram todas as passagens que a Rita precisou. A Eurovision TV já publicou parte do ensaio:
Para Rita, o ensaio podia ter corrido melhor. A concorrente garante que não estava nervosa, mas que se sentiu cansada a calcorrear o palco de um lado ao outro, tentando manter a voz controlada.
Fotos por: Andres Putting (JESC)
Os planos de gravação foram revistos na chamada ‘sala de visionamento’ e alguns reorganizados com indicações da Chefe de Delegação, Carla Bugalho. Já o áudio só precisa de alguns ajustes, mas na generalidade está exatamente como a delegação pediu.
Este foi apenas o primeiro ensaio da nossa Rita no palco da Arena de Minsk. Amanhã, a delegação fará finalmente uma visita à cidade, uma vez que os dias têm sido preenchidos por compromissos do Junior Eurovision Song Contest. À tarde, a delegações regressam à Arena para ensaiarem a canção comum do espetáculo deste ano: “Light Up”.