Chamam-se Golden Slumbers e de facto as vozes destas duas irmãs podem vir a ser o ouro que Samuel Úria precisa. Catarina e Margarida Falcão começaram no seu quarto este projecto folk em 2013, fazendo uso de harmonias de vozes e de guitarras para compor músicas que evocam uma sonoridade com ecos de Simon & Garfunkel, Fleetwood Mac e Laura Marling. No ano seguinte, apresentaram-se ao público nacional com o EP «I Found The Key», de onde saiu o tema «My Love is Drunk». Daí até ao álbum passaram apenas três anos.

Quando souberam que Samuel Úria era um dos convidados pela RTP, as Golden Slumbers quiseram parabenizar o compositor e ofereceram-se para fazer parte do tema.

A Margarida falou com ele e disse-lhe que se precisasse de vozes femininas nos podia chamar, portanto na verdade fomos nós a “convencê-lo” [a entrar neste folk americano em português]. Para além disso, gostamos muito das canções e letras do Samuel!, explicou-nos Catarina.

O folk que as caracteriza cai assim que nem uma luva num tema que propõe uma canção esperançosa e trauteável. Foi aliás essa convergência de estilos que promoveu o encontro entre a dupla e o compositor, depois de as Golden Slumbers terem feito uma versão própria de um tema de Samuel Úria.

Nós crescemos a ouvir muita música americana e anglo-saxónica e tanto nas nossas composições como interpretações acabamos por trazer as nossas influências quer pela forma de cantar ou compor. Espero que isso se reflicta da melhor forma possível no tema que vamos interpretar e que mesmo sendo cantado em português desperte curiosidade para os possíveis ouvintes internacionais.

O reportório original de Catarina e Margarida Falcão é todo ele em inglês, mas o português do tema que vão representar não as demoveu. De acordo com Samuel Úria, perante a versão das irmãs de É preciso que eu diminua, ficou claro que a questão de outra língua não era afinal um entrave “porque o idioma em que eu escrevo com mais conforto afinal não lhes é nada desconfortável”.

No início de 2016 as Golden Slumbers lançaram o bem recebido «The New Messiah» (NOS Discos), o álbum de estreia, onde é perceptível a evolução e apuro da mesma sonoridade que lhes valeu uma nomeação para Artista Revelação na edição de 2015 dos Portugal Festival Awards.

» OUVIR ÁLBUM COMPLETO “The New Messiah” « 

O ano de 2016 ficou também marcado pela passagem por festivais como NOS Alive, BONS SONS, Festas do Mar, Festival para Gente Sentada, NOS em D’Bandada e Vodafone Mexefest. Em 2017 estreiam-se no Festival da Canção RTP, longe desses eventos mas entusiasmadas pelo desafio de um momento histórico como este.

Esta edição do festival da canção é diferente das outras, os compositores são artistas que nós admiramos e respeitamos e que acima de tudo querem mostrar que há boa música em Portugal e que não se tem de resumir a um género hiper comercial. Acho que de outra forma não participaríamos, mas estamos felizes que isto tenha acontecido e que estejamos a trabalhar com o Samuel Úria.

As Golden Slumbers vão representar a canção n.º2 da 1.ª semifinal do Festival da Canção 2017, com um tema escrito e composto por Samuel Úria exclusivamente para o evento.