Fernando Daniel será o intérprete da canção n.º3 da 1.ª Semifinal do Festival da Canção 2017. Convidado por Nuno Feist quando ainda estava no The Voice Portugal, o jovem de Estarreja tem um objetivo muito claro: representar Portugal na Eurovisão.
Considerei o convite ainda sem saber o desfecho do programa e fazendo a ressalva de que teria de conhecer a música e ver se me identificava. Mas assumi também que era uma boa oportunidade para representar o meu país. Se já estava a ser bem falado lá fora – por causa do The Voice – resolvi aproveitar esse extra, contou-nos.
Ao todo, são mais de 15 milhões de visualizações as registadas pelas atuações de Fernando Daniel no programa de talentos da RTP1. O público contactava o cantor para lhe dar os parabéns e a língua inglesa dos temas que cantava ajudou a internacionalizá-lo. Fernando já fez saber que, para o Festival da Canção, tem outros planos.
Sinto que no Festival é necessário cantar em português. As pessoas têm de perceber o que vamos cantar lá fora, qual é a mensagem. O inglês é universal, mas por cá ainda nem todos sabem falar inglês. Se passarmos à Eurovisão podemos pensar num mix de português/inglês ou inglês só. Mas cá o objetivo, para mim, é que as pessoas percebam a letra e o que estou a cantar.
Foi-lhe sempre apontada como uma vantagem a emoção que incutiu em cada atuação do The Voice. Fernando faz questão de perceber a história do que canta e, sobre o tema que vai cantar, já criou a sua própria história baseado na letra. Mesmo que Nuno Marques da Silva se tenha disponibilizado para lhe contar o que está subjacente ao poema que desenhou.
Escolheram-me porque acreditaram no meu potencial. Gravámos a maqueta depois do programa terminar e, embora a canção tenha custado a entrar, sinto que agora já lhe dei o meu toque e estou entusiasmado. É uma junção do clássico com o lado pop.
Fernando não esconde que o The Voice lhe deu uma bagagem em palco que não tinha antes. Sozinho ou acompanhado por uma parafernália de bailarinos e elementos cénicos, o cantor garante que o empenho será sempre o mesmo, “cá dentro ou lá fora”.
Modéstias à parte, acredita que a popularidade que ganhou com o programa o torna um intérprete com um valor diferente.
Todos os intérpretes são muito bons. Embora saiba que a popularidade não significa ser bom cantor sequer, sinto que neste momento poderei dar uma ajuda extra a Portugal. Se dermos o nosso melhor somos todos bons.
Nas redes sociais – que Fernando não duvida que “fazem meio artista” – a resposta de seguidores nacionais e internacionais depois de publicar que era concorrente à Eurovisão deste ano, animou-o.
É bom ter essa força. Vou definitivamente aproveitar esta oportunidade para continuar a apostar na música.
Fernando Daniel será o intérprete da canção n.º3 da 1.ª Semifinal do Festival da Canção 2017, agendada para 19 de fevereiro.