Hoje, dia 28 de janeiro, às 15h10, tem lugar o sorteio – vulgo Allocation Draw – que decide em que semifinal irá atuar cada um dos países que vai concorrer ao Eurovision Song Contest em Roterdão.
Durante esta cerimónia a Insígnia da cidade anfitriã será passada das mãos do Presidente da Câmara de Telavive para as do Presidente da Câmara de Roterdão.
O evento acontece na Câmara Municipal de Roterdão.
A organização da Eurovisão irá transmitir em direto este momento no canal de YouTube do evento a partir das 15h10.
Chantal Janzen, Edsilia Rombley e Jan Smit, enquanto anfitriões destacados pela televisão holandesa para apresentarem o espetáculo em maio, tomarão conta do alinhamento deste evento que é, assim, o primeiro grande momento de apresentação dos três rostos.
Como é que funciona o Sorteio das Semifinais?
A primeira parte do sorteio determinará a que semifinal ficará alocado cada um dos seis países pré-qualificados – os chamados Big5 + o país anfitrião, que neste caso serão os Países Baixos. Estes países só poderão votar nos países dessas semifinais.
A segunda parte do sorteio vai determinar em que cada semifinal e em que parte do alinhamento de cada uma irá concorrer cada um dos restantes 35 países a concurso. A ordem exata de atuação será definida, mais tarde, pelos produtores do espetáculo.
A primeira semifinal acontece a 12 de maio, terça-feira, e a segunda a 14 de maio, quinta-feira. De cada semifinal sairão 10 países para competirem na final, que acontece a 16 de maio, sábado. Estes 20 países juntar-se-ão, assim, aos 6 países já pré-qualificados.
Os 41 países concorrentes foram distribuídos em 5 potes, tendo por base padrões de voto. Fazer o sorteio a partir de vários potes previne que países vizinhos possam influenciar de forma óbvia as votações e contribui para um maior suspense nas semifinais.
POTE 1
- Albânia
- Áustria
- Croácia
- Macedónia do Norte
- Sérvia
- Eslovénia
- Suíça
POTE 2
- Austrália
- Dinamarca
- Estónia
- Finlândia
- Islândia
- Noruega
- Suécia
POTE 3
- Arménia
- Azerbaijão
- Bielorrússia
- Geórgia
- Moldávia
- Rússia
- Ucrânia
POTE 4
- Bulgária
- Chipre
- Grécia
- Malta
- Portugal
- Roménia
- San Marino
POTE 5
- Bélgica
- República Checa
- Irlanda
- Israel
- Letónia
- Lituânia
- Polónia