A notícia chega fresquinha e ainda antes do final do ano. Os compositores da próxima edição do Festival da Canção conheceram-se esta manhã nas instalações da RTP – serão 26 as canções a concurso. Sim, vinte e seis!
Como já sabemos, o Festival da Canção 2018 será constituído por duas semifinais a realizar a 18 e 25 de fevereiro no Estúdio 1 da RTP, em Lisboa, e por uma grande final que terá lugar no Multiusos de Guimarães a 4 de março.
O enorme entusiasmo com que as mais variadas figuras do mundo da música acolheram a proposta lançada pela RTP e a quantidade expressiva de candidaturas submetidas através do concurso aberto a submissões, promovido pela Antena 1, justificam que, das 20 canções originalmente pensadas para concorrer ao Festival da Canção 2018, 6 mais se tenham juntado ao lote, surgindo assim as 26 da autoria dos compositores que hoje são revelados.
Em cada uma das semifinais estarão a concurso 13 canções. Em cada uma serão apuradas 7, pelo que haverá 14 finalistas em Guimarães.
A seleção das canções:
Seguindo o mesmo modelo de trabalho usado na mais recente edição do Festival da Canção, a RTP lançou um convite a 22 compositores para que apresentassem uma canção original inédita.
O vencedor do Festival da Canção 2017, Salvador Sobral, convidou um compositor nos mesmos termos dos que são lançados pela RTP.
Três lugares nas semifinais foram abertos a concurso. Um deles chega através do programa de rádio “Master Class”, da Antena 1, dirigido a compositores e autores sem trabalhos publicados até ao dia 15 de setembro. O júri foi aqui constituído por Tozé Brito (presidente), Noémia Gonçalves, António Macedo, Ricardo Soares e Rui Pêgo.
Os outros dois lugares resultam da submissão de canções originais e inéditas, num concurso aberto a todos os cidadãos de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal, o que inclui os portugueses que vivam fora do país, assim como os cidadãos dos PALOP ou de outras nacionalidades que tenham residência em Portugal. Das 346 submissões recebidas o júri, constituído por António Macedo (presidente), Iolanda Ferreira, João Gobern, Marisa Liz e Miguel Guedes escolheram as propostas de dois compositores.
Tal como no Festival da Canção 2017 serão os compositores a definir a posteriori quais serão os intérpretes das suas respetivas canções.
O vencedor do Festival da Canção 2018 será o 50º representante de Portugal no Festival da Eurovisão que se apresentará na grande final a realizar em Lisboa a 12 de maio de 2018.
São estes os 26 concorrentes ao Festival da Canção 2018:
Convidados pela RTP
· Benjamim
· Capicua
· Isaura
· José Cid
· Francisca Cortesão
Convidado por Salvador Sobral
· Janeiro
Escolha do programa “Master Class” da Antena 1
Escolhas do concurso por submissão através da Antena 1