Julia Samoylova foi escolhida pela Rússia como representante da canção daquele país, mas a sua participação no Eurovision Song Contest deste ano está altamente comprometida.
Num comunicado da European Broadcasting Union – EBU foi avançado que a cantora está banida de entrar na Ucrânia depois de ter entrado na Crimeia para atuar. Julia faz parte de uma lista de 140 artistas russos que enfrentam a mesma sanção.
“Foi confirmado à EBU que as autoridades ucranianas emitiram a proibição de viajar para a artista escolhida pela Rússia para o Eurovision Song Contest, Julia Samoylova, após ter sido julgada por ir contra a lei ucraniana ao entrar na Crimeia para atuar.
Temos de respeitar as leis do país anfitrião, no entanto estamos profundamente desapontados com esta decisão uma vez que sentimos que vai contra o espírito do concurso e contra a noção de inclusão que baseia os seus valores.
Continuaremos a dialogar com as autoridades ucranianas com o intuito de assegurar que todos os artistas atuem na 62.ª edição do Eurovision Song Contest em Kiev em Maio.”
Na página oficial de Facebook da EBU, Jon Ola Sand fez também declarações oficiais em vídeo.
Oiça aqui o tema russo, concorrente à Eurovisão, com interpretação de Julia Samoylova.