O Festival da Canção é um palco histórico onde a música portuguesa ganha novas vozes e inspira gerações. Em 2026, regressa com força renovada, numa edição que promete ser uma verdadeira celebração da diversidade, da criatividade e do talento nacional.
Mas o verdadeiro ponto de partida acontece hoje, 16 de setembro. É aqui que arrancam as grandes novidades desta edição.
Prova de Acesso: a grande estreia
Pela primeira vez, o Festival da Canção abre as portas através de uma Prova de Acesso – uma candidatura exclusiva para concorrentes provenientes de escolas especializadas no ensino da música.
Na edição de 2026, as escolas parceiras da RTP neste processo são a ETIC – Escola de Tecnologias, Inovação e Criação, de Lisboa e a ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, do Porto.
Cada escola indicou alunos ou grupos de alunos, estudantes nas áreas da composição, criação e produção musical ou semelhantes.
De entre estes, um júri criado para esta iniciativa, já escolheu os 5 finalistas. E agora a decisão está nas mãos do público:
- A partir de hoje, 16 de setembro, está aberta a votação online no site oficial do Festival da Canção.
- Cada finalista apresenta uma versão de uma canção à sua escolha e um tema original (que não será o tema concorrente no Festival).
- A votação decorre até 30 de setembro e o vencedor conquistará um lugar como concorrente no Festival da Canção 2026.
Convite do Vencedor do Ano Anterior
Outra estrondosa novidade inaugura-se: a partir da edição de 2026, um dos concorrentes será convidado diretamente pelo vencedor da edição anterior do Festival. Neste caso, a banda NAPA, vencedora do Festival da Canção 2025, guarda diretamente um convite seu para o lote de concorrentes deste ano, reforçando a ligação entre gerações de artistas que passam pelo palco do Festival.
Livre Submissão de Canções
Mantém-se também o acesso através da Livre Submissão de Canções, disponível para qualquer pessoa residente em Portugal ou portuguesa no estrangeiro. As candidaturas podem ser enviadas até 31 de Outubro.
Os restantes concorrentes serão selecionados através dos convites da RTP a 8 autores, que poderão interpretar as suas próprias canções ou convidar intérpretes. Juntando as 6 canções da Livre Submissão, a vencedora da Prova de Acesso e o concorrente convidado pelos Napa, o Festival da Canção 2026 contará com 16 canções a concurso.
Um novo começo
Com site renovado, novas formas de participação e uma clara aposta no talento emergente, o Festival da Canção 2026 começa hoje. O futuro da música portuguesa passa pela RTP.
A Livre Submissão de canções está aberta até 31 de Outubro. Regulamento disponível para consulta.







