Numa parceria entre a RTP e outras empresas europeias de comunicação foi lançada recentemente a plataforma digital ENTR. Um projeto não só informativo, destinado aos jovens europeus, como também inovador, importante e necessário para a Europa. Aqui encontramos um espaço de discussão e reflexão sobre o presente e o futuro da nova geração através do testemunho de pessoas com diferentes experiências, visões e perspetivas.
“Trata-se de um projeto de integração europeia, que fala dos nossos valores, da nossa identidade e da nossa diversidade. Vamos juntar as vozes jovens da Europa, que muitas vezes se sentem marginalizadas, para promover a conversa sobre os temas fundamentais para a nossa matriz social“, explica João Pedro Galveias, diretor de Multimédia da RTP.
Estudos recentes mostram-nos que os jovens anseiam por uma Europa mais interventiva no que diz respeito aos temas que acham fundamentais para um futuro sólido, inclusivo e sustentável. Questões sociais como a Migração, a Justiça, a Proteção Ambiental e a Educação serão abordadas pela equipa do ENTR para ajudar esta geração a ver o futuro com maior clareza.
“Nesta altura em que as redes sociais amplificam a noção de que as pessoas têm de gritar para ser compreendidas e que ter razão é só uma questão de falar mais alto ou dizer a coisa mais escabrosa, é preciso criar os instrumentos para promover o diálogo“, acrescenta João Pedro Galveias, que não tem dúvidas quanto ao importante papel pedagógico que a plataforma ENTR assume: “É preciso informar, esclarecer, espantar, partilhar e, depois, conversar. Só assim se pode concordar ou discordar com os outros e, durante o processo, chegar a um entendimento“.
A plataforma ENTR é um lugar de conhecimento, de debate construtivo e de exemplos positivos do espírito europeu. Um palco inédito que dá voz aos jovens europeus, cuja história e experiência serão sempre o pilar dos conteúdos traduzidos para seis diferentes idiomas: inglês, francês, alemão, romeno, polaco e português. O objetivo futuro é expandir-se para novos idiomas, juntando novos parceiros ao projeto europeu.
O ENTR foi lançado com a RTP, a Deutsche Welle, Zeit Online e Genshargen Foundation (Alemanha), a France Médias Monde (França), a RASP – Ringier Axel Springer Polska (Polónia), a RFI România e G4 Media (Roménia) e a Tailored Films (Irlanda).