Resumo do 10º Programa

Carina é a aluna da semana

Na décima semana de aulas os alunos voltam à horta para uma aula sobre salmão com o professor Henrique Sá Pessoa, e voltam também à primeira semana de aulas na Chefs’ Academy, pois irão utilizar os picles que fizeram na primeira prova na escola.

O salmão é um peixe com muita versatilidade e que se serve cada vez mais nas mesas dos portugueses, tendo isso em conta o chefe Henrique Sá Pessoa ensina como preparar 4 pratos de salmão, desde os cortes que devem ser feitos até ao empratamento final de cada um. Nesta aula os alunos irão aprender a confecionar Paté de Salmão com Alcaparras, Tártaro de Salmão com Abacate, Salmão Assado com Pesto de Pistachos e Salmão ao Vapor com Molho Holandês de Aneto.

Os alunos tiveram a oportunidade de mostrar que aproveitaram bem a aula, numa prova sem percalços mas que levou à revelação de algumas inseguranças, pois mesmo tendo um bom prato a Carina não se conseguiu recompor do seu descontrolo nas compras e esteve durante toda a prova com grande nervosismo. O Luís mostrou mais uma vez que se está a tornar num aluno irrepreensível conquistando a nota máxima com um Salmão Assado com Cuscuz e Molho de Coentros e um Tártaro de Salmão Marinado com Maçã em cama de Agriões, assim como o Diogo que não desilude com o seu Paté de Salmão com Pão grelhado e Salmão ao Vapor com Molho de Queijo Roquefort, Batata-doce Assada no Forno e Cenoura. Já o Duarte parece estar preso ao fundo da tabela, tendo mais uma vez um 5, a pior nota da turma.

Do salmão da Noruega os alunos passam para petiscos bem portugueses, o Chefe Cordeiro junta-se ao chefe António Alexandre e juntos dão uma aula de salgados, os alunos revivem memórias de infância e aprendem a fazer Rissóis de Pescada, Empadas de Codorniz, Pastéis de Bacalhau e Croquetes de Alheira.

Os sabores tradicionais destes salgados fazem parte da memória de todos os alunos e de todos os portugueses, mas nem todos deixaram boas memórias com os pratos que apresentaram aos chefes, o Diogo não consegue acabar a fritura dos seus rissóis e pastéis de bacalhau, apresentando um prato com quase todos os elementos praticamente crus, acaba por ter um 3, a pior nota da turma.

Já a Carina destaca-se com Pastéis de Bacalhau com Arroz de Feijão e Croquetes de Morcela, tem 11 valores e é eleita a melhor aluna da semana, ganhando a oportunidade de vender um salgado seu em todas as lojas Bom Bocado do Continente. Este é um prémio muito importante para a Carina, pois poderá vender um salgado sem glúten para todas as pessoas que, tal como a Carina, sofrem de doença celíaca.