Açorda de berbigão com carapau frito

Receita do chefe Henrique Sá Pessoa

Receita

PARA A AÇORDA:

Num tacho, colocar o caldo de peixe feito previamente com cebola, alho, aipo, cenoura, tomate, vinho e as espinhas do peixe.

Noutro tacho, fazer um refogado com cebola picada, alho picado e azeite, e quando estiver bem quente colocar o berbigão, os talos de coentros picados, e um pouco de vinho branco. Aguardar 30 segundos para o berbigão abrir e retirar do lume. Separar as cascas, o caldo e o berbigão. Reservar.

Numa taça, colocar o pão cortado aos cubos (de preferência com alguns dias) e temperar com azeite, sal e duas colheres de caldo.

 

 

Fazer um novo refogado com talos de coentros e juntar o pão. Mexer para envolver o pão e o refogado. Ir desfazendo o pão com uma colher. Juntar lentamente o caldo do berbigão e azeite q.b., para que ganhe a consistência certa. Juntar depois o berbigão e algumas folhas de coentros cortadas grosseiramente.

Acrescentar o pão, mexer bem para retirar a humidade excessiva e colocar num prato.

PARA O CAPARAU:

Retirar as laterais aos carapaus e retirar as espinhas.

Colocar farinha de milho num prato e temperar com sal.

Passar os carapaus por farinha, retirar o excesso e temperar o peixe com um pouco de sal. Colocar o peixe no óleo previamente aquecido. Quando estiver com uma cor dourada, retirar.

Servir com a açorda e finalizar com coentros.

Ingredientes

500gr de Carapau
1kg de Berbigão
2lt Caldo de legumes
1 Cebola
6 Dentes de Alho
Pão
1 molho de Coentros
Q.b. Farinha de milho
Q.b. Azeite
Q.b. Sal
Q.b. Vinho branco