Resumo do quarto programa
Hambúrgueres e Purés
A quarta semana de aulas começou com uma visita à horta da escola.
O professor Kiko, juntamente com o Eng. Sassetti, explicou aos alunos a grande importância das ervas aromáticas na cozinha. De seguida, o professor Kiko, ensinou a fazer três tipos de hambúrgueres: um tipicamente português com farinheira, queijo da ilha e alecrim, um italiano com mozzarella e manjericão e um que é uma viagem pela Ásia, com gengibre, malagueta, molho de soja e coentros. Para guarnecer os hambúrgueres, o chefe Kiko ensinou os alunos a fazer uma pasta de beringela e courgette em papillote.
Os hambúrgueres não correm de feição a João e Duarte. Os dois complicam demasiado na prova e acabam com 4 valores cada um. Já Miriam e Luís são as estrelas da prova, tendo 12 valores. O destaque vai ainda para Júlia, que com um belíssimo hambúrguer e um bom empratamento recebe 11 valores.
A segunda aula da semana é dedicada a Purés. A chefe Marlene ensinou como fazer puré de ervilhas, puré de batata e aipo, puré de grão (húmus) e puré de maçã reineta e caril. Como a exigência começa a ser cada vez maior na Chefs’ Academy, para além dos purés a chefe Marlene ensinou também algumas guarnições que acompanham, na perfeição, estes purés: vieiras, medalhões de tamboril enrolados em bacon, ceviche de linguado e magret de pato.
Nem tudo correu bem e Svetlana fez sofrer os chefes com o seu prato muito ácido. Por causa do exagero de acidez recebe 1 valor. A melhor nota da prova vai para Júlia: 12 valores – mais uma vez faz um ótimo empratamento e o seu prato está exímio de sabor e técnica.
A aluna da semana é Miriam, que desde a sua entrada na escola tem evoluído a olhos vistos.