Especiais

Womex 2021

Portugal acolheu a Womex – The World Music Expo, um dos maiores eventos internacionais de “músicas do mundo”, de 27 a 31 de outubro, no Porto.

Em 26 anos, foi a primeira vez que aconteceu em Portugal. A Antena 3 foi parceira do evento e esteve presente no local com várias emissões especiais, aos comandos do Luís Oliveira e da Marta Rocha.

A feira internacional “é uma plataforma de divulgação, é um grande festival, é uma feira, um ciclo de conferências e mobiliza um conjunto enorme de agentes culturais do setor musical de todo o mundo”. Durante três dias, recebemos os músicos no nosso estúdio, tivemos showcases exclusivos, conversamos com oradores de algumas das conferências e com os protagonistas dos filmes exibidos durante a Womex. Recupera, em baixo, as emissões especiais da Antena 3, em direto da Alfândega do Porto.

Quinta-feira, 28 de outubro

Destaque para o espetáculo de abertura da Womex 21, que aconteceu na noite anterior, na Casa da Música, conversa com Alex Walter – diretor da Womex, sobre a edição de 2021, a primeira pós-pandemia e a primeira vez em Portugal; entrevista a Karen Boswall a propósito de uma das conferências do dia – Speak My Sister; entrevistas e showcases de Yarima Blanco e O Gajo.

Yarima Blanco dedicou-se, desde muito jovem, aos instrumentos musicais de cordas e a explorar a sua voz. Com o seu grupo, Son Latino, trabalha com os vários géneros oriundos de cuba: cha cha chá, bolero, rumba ou guaracha.

João Morais assina o projeto O Gajo, onde mistura as raízes da música tradicional portuguesa com o seu lado punk, ao som da viola campaniça.

Sexta-feira, 29 de outubro

Entrevistas com Echoes of Zoo e o seu jazz psicadélico com influências africanas que nos chega da Bélgica – recuperamos um excerto do concerto da noite anterior; as colombianas La Perla, trio feminino de voz-percussão, oriundas do Bogotá, com uma forte mensagem político-social; Pongo, uma das vozes mais reconhecíveis do kuduro no circuito Angola – Portugal; e a brasileira Luiza Lian, um dos novos nomes da MPB de São Paulo.

Houve ainda edição especial de Pão Para Malucos: Womex para Totós. Manuel Cardoso juntou-se à nossa emissão, em direto, do Porto.

La Perla surpreenderam-nos ainda com uma atuação a cappella, ao vivo, no estúdio da 3. Karen Forero, Diana Sanmiguel e Giovana Mogollon reinventam a cultura do caribe, com cumbia, merengue e atitude punk à mistura.

Destaque ainda para uma das conferências do dia, Diversity In The Backstage Area, com uma das intervenientes, Joana Godinho.

Sábado, 30 de outubro

Entrevista com Francisco “Fininho” Sousa, antigo membro dos Celeste Mariposa e produtor de Bandé-Gamboa, um supergrupo formado para reinterpretar músicas raras ou nunca antes lançadas de Cabo Verde e Guiné-Bissau, um projecto dedicado à memória de Amílcar Cabral, a força intelectual e o estratega por trás da independência de ambos os países. O rapper e poeta brasileiro Rincon Sapiência regressou a Portugal nesta edição da Womex. Recuperámos um excerto do espetáculo no Hard Club e conversámos com o músico, o mesmo para Ghetto Kumbé, um poderoso trio de afro house da costa caribenha da Colômbia. Na nossa última emissão, recebemos ainda Lucas Santtana e Ayom com showcases especiais, ao vivo na Antena 3.

Lucas Santtana, músico de Salvador de Bahia, sobrinho de Tom Zé e filho do produtor musical e tropicalista Roberto Sant’Ana, conta já com 20 anos de percurso e inúmeros discos aclamados. Mais recentemente, as suas canções regressaram à fórmula voz e violão, com baladas poéticas ao som da bossa nova.

Ayom são marinheiros musicais que que atravessam o Atlântico, de Angola para o Brasil, com uma identidade distintamente mediterrânica. Eles celebram o mundo sónico do funaná, carimbó, baião e o semba. Cruzando tradições centenárias com uma attitude de exaltação da cultura negra atlântica, os Ayom são uma banda multicultural que se faz com seis artistas oriundos de Angola, Brasil, Grécia e Itália, uma manifestação clara de harmonia cultural que recusa a ideia de fronteira.

O músico Mateus Aleluia, dos lendários Tincoãs, também passou pela Womex, no Porto. Atuou no Teatro Rivoli, e foi lá que o Luís Oliveira o apanhou, depois do concerto, para uma conversa sobre a música, os filhos, e as coisas que nos transcendem.

Em 2022, a Womex terá lugar em Lisboa, de 19 a 23 de outubro.