Entrevistas

Visions du Réel: Eliška Cílková

O cinema é uma das formas ideais para escapar à realidade neste período de isolamento. O festival suíço Visions du Réel chega, pela primeira vez, ao público de todo o mundo: em duas semanas, duas programações são disponibilizadas gratuitamente (com um limite de 500 visualizações por filme). Esta é uma forma de um grande festival se aproximar de todos os tipos de públicos, e a Teresa Vieira aproveita estes dias para conversar com alguns dos realizadores presentes no seu programa. Até 2 de maio, entrevistas para ouvir de filmes para ver — se ainda conseguires arranjar lugar!

Pripyat Piano é o primeiro filme da compositora checa Eliška Cílková. Uma viagem pelas imagens e pelos sons de Chernobil, numa (re)descoberta de elementos da memória coletiva perdidos nesta paisagem fantasma. O filme estreou-se no Visions du Réel e esgotou em menos de dois dias.

Eliška Cílková lançou um álbum, em 2012, com composições à base da captação de sons de nove pianos encontrados em Pripyat: pripyatpiano.com

A Teresa Vieira contou com a ajuda de Alice Azevedo.