Especiais

O Teatro que temos de ver em 2017

O Domínio Público vai ao teatro. A equipa do magazine cultural da Antena 3 foi conhecer as propostas teatrais que o novo ano vai trazer. Escolhemos 5 Teatros – de norte a sul do país – e apresentamos a sua programação para os primeiros meses do ano.

 

Teatro Nacional São João Porto

Nuno Carinhas, diretor artístico do TNSJ, no Porto, conta-nos os próximos planos para o Teatro Nacional São João, numa entrevista à Vanessa Augusto.

Até 29 de janeiro, a companhia do TNSJ abraça a peça de teatro , com os Clã no palco do teatro Carlos Alberto. Antes que matem os elefantes, de Olga Roriz, estreia a 26 de janeiro. A Noite da Iguana, pela encenação de Jorge Silva Melo, estreia a 9 de fevereiro.

 

Centro Cultural Vila Flor

Rui Torrinha, programador artístico do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, conversa com a Mariana Oliveira sobre os planos teatrais para 2017.

Entre produções próprias do Teatro Oficina (a companhia residente do Vila Flor), acolhimentos e co-produções, a intenção é fazer de Guimarães uma referência no plano cultural.

 

Teatro Viriato

Paula Garcia assumiu, há poucos dias, a direção do Teatro Viriato, em Viseu. Num trabalho que quer, em parte, continuar o legado de Paulo Ribeiro, Paula Garcia traça as perspetivas para os próximos meses do Viriato – marcados, de forma transversal, pela vontade de aprofundar a ideia de “questionamento do indivíduo”.

Mariana Oliveira foi saber quais são os destaques para os próximos meses.

 

Theatro Circo

No Theatro Circo, em Braga, as propostas para 2017 continuam a ser multidisciplinares. Das peças de teatro aos concertos, passando ainda pelas projecções de cinema, Paulo Brandão – o diretor artístico do Theatro Circo – contou, em entrevista à Vanessa Augusto, que para este ano, o importante é apostar numa programação completa e que renove os hábitos culturais de Braga.

 

Teatro Nacional D.Maria II

Em digressão pela América do Norte, Tiago Rodrigues falou ao Domínio Público sobre as escolhas de início de ano do Teatro Nacional D.Maria II. 2017 arrancou com Os últimos dias da Humanidade (uma produção de larga escala do Teatro Nacional São João).

Entre estreias absolutas, espetáculos internacionais, co-criações, acolhimentos e um ciclo dedicado a três poeta portugueses, o D.Maria II mantém a aposta dupla nos textos consagrados e nas novas dramaturgias.

 

Teatro Municipal Joaquim Benite

Na semana em que destacámos no Domínio Público as programações de vários teatros nacionais, de norte a sul do país, não esquecemos um dos mais importantes teatros municipais, fundamental para a vida cultural que existe do outro lado do Tejo. O atual diretor do Teatro Municipal Joaquim Benite – Rodrigo Francisco – , em Almada, esteve à conversa com a Vanessa Augusto.