Especiais

Mulheres do Futuro

Neste Dia Internacional da Mulher, vamos dar destaque a 10 mulheres portuguesas, de diferentes áreas, que se destacam agora e são apostas para o futuro. Conheçam as Mulheres do Futuro – uma dezena de protagonistas para um futuro mais que perfeito.

 

XEXA | Música 

É o nome artístico da mulher que, na verdade, se chama Vanessa. Com 23 anos, a viver em Londres, foi criada entre a Quinta do Mocho, em Lisboa, e Vila Franca de Xira. Atualmente a editar pela Príncipe Discos, começou a interessar-se pela música muito cedo, mas nem sempre com o perfil de exploração sonora que chegou em Vibrações de Prata, álbum que editou no ano passado.

Sofia Martins | Enologia

Aos 26 anos, Sofia trabalha na Lima Smith, responsável pelos vinhos das tecedeiras, com o enólogo Rui Cunha. Escolheu o curso de Enologia na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro não porque tinha referências, mas porque conhecia bem o Douro, e porque tinha a certeza que não queria um trabalho de escritório. Foi isso mesmo que encontrou.

Ana Luísa Soares | Arquitetura

Abriu, em 2013, com outros sócios, o Fala Atelier. Um atelier baseado em Portugal, com clientes como Serralves, Rivoli, MAAT, e muito mais.

Matilde Horta | Artes plásticas, design, ilustração

Dedica-se mais à ilustração desde 2017. O trabalho de Matilde Horta também é editorial, e podemos vê-lo, por exemplo, no livro Cor de Margarida, escrito por Capicua.

Melanie Pereira | Cinema

Fez a primeira curta-metragem no último ano de Licenciatura do curso de Cinema, na Escola Superior de Artes do Porto. Depois continuou a fazer curtas e, no ano passado, lançou a primeira longa: As Melusinas à Margem do Rio. Um filme que venceu três prémios no Doclisboa. Melanie também fez parte da programação do festival Porto Femme e agora está dedicada ao serviço educativo do Porto/Post/Doc.

Leonor Godinho | Gastronomia 

Sempre gostou de explorar alimentos. Em 2011, criou um blogue de receitas, mas foi só quando voltou de Erasmus, em Roma, é que decidiu que se ia dedicar completamente à gastronomia. Inscreveu-se no Master Chef Portugal e, depois disso, foi trabalhar para o Altis Belém, passando pelos restaurantes Feitoria e Mensagem. Agora, a chef está no Vago, também em Lisboa.

Leonor Carneiro | Moda e Dança 

Tem acompanhado Ana Moura como bailarina na digressão do álbum Casa Guilhermina. Ao mesmo tempo, vai fazendo campanhas de moda e curtas-metragens… e fez um filme de dança.

Nuna | Representação

É formada em teatro, que diz ter sido a primeira paixão. Mas a criatividade e a curiosidade que tem sobre o mundo fê-la criar em muitos outros formatos. É atriz, dramaturga, escritora, autora e ativista. Consequência de ser uma mulher negra em Portugal, e dessa vontade de falar e fazer.

Maria Rebelo | Ciência 

Nasceu na Madeira, trabalhou na Austrália e passou pelo Gabão. Agora está no Instituto de Medicina Molecular, em Lisboa. O Gabão não foi uma escolha ao acaso, é um dos países mais afetados pela Malária, doença que há vários anos que é o objeto de estudo de Maria.

Sílvia Amaro | Jornalismo

Há uma jornalista portuguesa, a trabalhar em londres, como correspondente para o canal norte-americano CNBC. Chama-se Sílvia Amaro. Fez o curso precisamente em Londres, depois foi trabalhar para Bruxelas, e regressou mais tarde ao Reino Unido.