Especiais

Glockenwise ao vivo

Um ano depois do lançamento de Gótico Português, os Glockenwise marcam concerto em Lisboa para celebrá-lo. Foi considerado o melhor disco nacional de 2023, para a equipa da Antena 3, por isso, não podíamos faltar ao espetáculo. É já na próxima sexta-feira, dia 1 de março, no Musicbox, em Lisboa. O concerto já está esgotado, mas a Antena 3 vai lá estar para transmitir, em direto, toda a celebração, aos comandos da Marta Rocha.

Gótico Português é o quinto trabalho da banda de Barcelos, um disco sobre a margem e sobre a vida na margem. É um olhar apreciativo de quem lá se formou, mas que não está nem longe nem perto dela. Um disco que os Glockenwise criaram sobre a meia distância. Trazem um retrato pessoal do Portugal bizarro, das crenças populares, das bruxarias, de uma tradição não fetichizada. Sítios onde a falta de presença do Estado, do Portugal normalizado, permite que as pessoas sejam inventivas e criativas.

Não é um álbum sobre Barcelos, mas é de lá que vêm os Glockenwise, e por isso é também Barcelos que está nas canções. Rosa Ramalho, ceramista da cidade, serve de guia, de narradora de um disco em que a identidade de quem cria influencia a identidade de um álbum… sobre identidade. Sobre esta coisa de nos fazermos representar mesmo que nos digam que já estamos a ser representados, disse-nos o vocalista e compositor Nuno Rodrigues.

Se precisarem de aquecimento para o concerto, podem recuperar o Disconexo dedicado ao álbum. Glockenwise, ao vivo no Musicbox, em Lisboa, para ouvir em direto na Antena 3, na próxima sexta-feira, a partir das 21h. Sintonizem!