Destaques

The National em Portugal: data extra

Os National estão de regresso a Portugal para a apresentação do novo álbum, First Two Pages of Frankenstein, com o apoio da Antena 3: no dia 5 de outubro, na Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, no Porto; e nos dias 6 e 7 (nova data, com bilhetes à venda a partir de sexta-feira) de outubro, no Campo Pequeno, em Lisboa.

O nono álbum de estúdio dos National, produzido pelos próprios, tem edição prevista para 28 de abril e promete marcar um novo capítulo na adorada discografia da banda. Ancorado por melodias evocativas e uma narrativa lírica cativante, First Two Pages of Frankenstein conta com participações especiais de Taylor Swift, Phoebe Bridgers e Sufjan Stevens ao longo das suas 11 canções.

Depois de dois discos consecutivos e de vários anos passados em digressão, First Two Pages of Frankenstein esteve inicialmente parado, enquanto o vocalista Matt Berninger se encontrava num “ponto muito escuro, em que não conseguia criar letras ou melodias”. Embora a ansiedade se faça sentir sempre que estão a trabalhar num disco, “esta foi a primeira vez em que parecia que talvez as coisas realmente tivessem chegado ao fim”. Em vez disso, os National conseguiram “abordar tudo de um ângulo diferente, e por isso chegámos ao que parece ser uma nova era para a banda”, afirma o guitarrista e pianista Bryce Dessner.

First Two Pages of Frankenstein canaliza a química revitalizada do grupo num corpo de trabalho que equilibra lindamente a musicalidade elegante com os impulsos mais idiossincráticos da banda. “Para mim, o poder deste disco tem que ver com a intencionalidade e a estrutura da música reunidas com muita magia acidental”, diz o guitarrista, pianista e baixista Aaron Dessner.

Formados em Nova Iorque em 1999, os últimos quatro álbuns dos National — cuja formação inclui ainda o baixista e guitarrista Scott Devendorf e o baterista Bryan Devendorf — estiveram todos no top 5 das tabelas no Reino Unido, e Sleep Well Beast conquistou o Grammy para melhor álbum alternativo em 2017.

Os bilhetes para os concertos em Portugal, com primeira parte assegurada por Bartees Strange, estão disponíveis nos locais habituais e bilheteira online.