Destaques

Sensible Soccers e PZ no aniversário do gnration

gnration celebra o seu 3.º aniversário no próximo sábado, dia 30 de Abril. Para assinalar a data, o espaço cultural da capital minhota preparou um open day.

Concertos, dj sets, exposições, instalações, oficinas para os mais novos, entre outras atividades, preenchem o programa do gnration open day.

Situado na capital de distrito mais jovem do país e uma das mais jovens da Europa, o projeto, resultante da Braga 2012: Capital Europeia da Juventude, assinala três anos de existência com as portas abertas e um leque variado de iniciativas culturais. A 30 de Abril, o espaço que se tornou um pólo de referência cultural no país oferecerá ao público concertos das bandas portuguesas Sensible Soccers, Glockenwise, PZ e Filho da Mãe.

O gnration open day arrancará logo pela manhã com atividades de serviço educativo. O workshop de programação para os mais pequenos Coderdojo, a oficina Primeiros Bits, que expõe crianças e jovens às novas tecnologias aplicadas à arte ou as Melopeias, um espetáculo de música dirigido a crianças, constituem o programa para os mais novos.

Ao longo do dia, o público poderá visitar as instalações Non Human Device#3, por Boris Chimp, instalação interativa que explora interfaces audiovisuais, e Urban Algae Folly extended, uma representação sonora por Rui Dias a partir da primeira peça arquitetural viva do mundo, caracterizada por integrar culturas de microalgas e protocolos de cultivo digital em tempo real.

Em projeção non-stop, o gnration exibirá três documentários: Outros Cantos, uma produção própria que retrata a construção de um espetáculo de comunidade com elabora uma revisão contemporânea do canto tradicional minhoto; Sonic Boom: Artist In Residence, documentário do realizador Eduardo Morais sobre a residência artística de Peter Kember (fundador dos Spacemen3) levou a cabo no gnration; e (re)GNRation, o primeiro minidocumentário do Atelier Carvalho Araújo que mostra como o edifício gnration se foi adaptando às diferentes necessidades e como se desenrolou o seu processo de pós-ocupação.

O evento terminará com dj sets a cargo de elementos dos Sensible Soccers e da Rádio Universitária do Minho, que também estará presente e transmitirá uma emissão especial a partir do local. Nos últimos dois anos, e sob alçada artística do programador Luís Fernandes, o programa cultural do gnration tem marcado diferença a norte do país com uma aposta vincada na música contemporânea e nas artes digitais, colocando Braga no mapa cultural nacional e internacional com concertos, residências artísticas, exposições, instalações, serviço educativo e espetáculo de comunidade.

gnration_OpenDay_cartaz_web

Artistas de referência e reconhecimento global como Panda Bear, Lee Ranaldo ou Bonnie ‘Prince’ Billy estão entre as dezenas que se apresentaram no edifício da Praça Conde de Agrolongo, antigo Campo da Vinha.

Para o trimestre de Abr-Jun, o gnration tem agendado concertos com nomes como Tim Hecker (9 maio), Capitão Fausto (14 maio), White Fence e Steve Gunn (30 maio), Föllkazoid (17 junho) e B Fachada (25 junho). Em julho, num novo trimestre cultural, e em parceria com o Milhões de Festa, receberá uma residência artística e ensaio aberto por Sun Araw Band, que posteriormente apresentará o trabalho resultante no festival barcelense.