Destaques

Novos Talentos FNAC 2020: inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para os Novos Talentos FNAC 2020.

A FNAC procura talentos nacionais ainda desconhecidos para lhes dar palco. Esta edição marca ainda o kick-off duma nova categoria a concurso, a Ilustração, que se junta à Escrita, Música, Cinema e Fotografia. As inscrições são gratuitas e decorrem até dia 5 de abril.

Os trabalhos podem ser submetidos através deste link. Os vencedores serão conhecidos na entrega de prémios, a realizar-se no final de maio.

Tal como aconteceu no ano passado, vão ser premiados 3 trabalhos por categoria (1 vencedor e 2 menções honrosas) e para além dos restantes prémios, o vencedor de cada categoria recebe um prémio monetário de 1250€.


Na categoria de Música, para participar basta apresentar um tema original. Os 3 temas distinguidos vão integrar o CD Novos Talentos FNAC 2020, sendo que o vencedor para além do prémio monetário terá ainda a oportunidade de atuar no festival FNAC LIVE´20. A atribuição dos prémios continua sob a responsabilidade de Henrique Amaro (presidente do júri), Lia Pereira, Luís Oliveira e Rui Miguel Abreu.

Para concorrer na categoria Cinema, basta enviar uma curta com o máximo de 8 minutos. As 3 curtas premiadas serão exibidas publicamente e, para além do prémio monetário, o vencedor desta área recebe ainda um workshop na Universidade Lusófona. O júri desta categoria é composto por Paulo Trancoso, Paulo Viveiros, Margarida Cardoso, aos quais se junta, pela primeira vez, João Salaviza, jovem cineasta premiado internacionalmente.

Na Fotografia, tudo se mantém face ao concurso do ano anterior. Pede-se um portfolio de 12 a 18 fotografias, que será avaliado por Mário Cruz, Augusto Brázio, Francisco Feio e Sérgio B. Gomes. Para além do prémio monetário, o vencedor recebe do Instituto Português de Fotografia o acompanhamento de um projeto durante um ano e, da FUJIFILM um vale de 1500 euros em material. As duas menções recebem vales de 500 euros. Os 3 fotógrafos terão exposições em nome próprio nos Fóruns FNAC.

Por último, na categoria de Escrita, pede-se um conto até 12.000 caracteres (incluindo espaços). Os três melhores contos serão publicados no livro Novos Talentos FNAC Escrita 2020 e o vencedor, para além do prémio monetário, terá ainda acesso a um workshop na Escrever Escrever. A decisão dos vencedores fica a cargo de Conceição Garcia, Dulce Maria Cardoso, Afonso Cruz e João Tordo.

Mais informações: www.fnac.pt/novostalentos