Destaques

Maze edita primeiro álbum a solo

O MC Maze edita hoje o primeiro disco a solo, homónimo, sem anúncio prévio.

No ano em que os Dealema, um dos mais raros casos de longevidade no hip-hop português, comemoram o seu 20.º aniversário, o MC do coletivo estreia-se no formato longa-duração com um álbum homónimo editado de forma repentina com o selo 2ºPiso/Banzé.

O disco é composto por 15 temas onde Maze expõe as suas entranhas, verte sentimentos nos seus poemas de confiança, debitados sobre o Boom Bap dos 90, que por sua vez se alimenta do jazz, soul, disco, reggae e funk que sempre foram a banda sonora da sua vida.  Maze leva-nos numa viagem ao seu âmago, interpreta a condição humana, transmuta como um alquimista e injecta esperança nos que o acompanham enquanto percorre o seu caminho.

A produção executiva ficou a cargo do seu companheiro de armas Mundo Segundo (Dealema) e foi gravado pelo mesmo no 2º Piso. O disco conta com produções de vários nomes da cena rap nacional como Ace (Mind da Gap), Mundo Segundo, Sam the Kid, Tombo, Raez, DJ Suprhyme, Reis, Sair e Virtus. A mistura e masterização ficou nas mãos de Gustavo Carvalho. A parte gráfica foi desenvolvida pela seguinte equipa: Deck 97 na fotografia, Bruno Rodrigues no Branding e Design Gráfico, e Filipe Cravo na pintura.

Paralelamente à sua carreira com os Dealema, Maze sempre esteve bastante activo no panorama musical nacional, desde as múltiplas participações em projectos underground aos palcos pisados em tours dos Mind da Gap ao activismo como agente divulgador em rádio com a Oblá Fm e presentemente com o Ginga Beat da Red Bull Music Academy. Depois do sucesso da participação no disco de Serial com o tema “Brilhantes Diamantes”, que se tornaria num clássico do hip hop nacional em 2005, disponibiliza apenas em formato digital o EP Homem em Missão, pela Ace Produktionz, em 2007. Em 2012 lança o Ep de electrónica “Micromegas” com o alter ego Spaced Out no selo Faca Monstro do qual é membro fundador. No ano passado apresentou o projecto Subverso com o produtor Soma e músicas que estavam há “10 anos em gaveta” vêem finalmente a luz do dia.

Maze apresentará o álbum ao vivo no dia 28 de Maio na Sala 2 do Hard Club, no Porto