Destaques

“Mal Viver” e “Viver Mal”, duas faces de um filme

Mal Viver e Viver Mal estreiam-se em simultâneo nas salas de cinema no dia 11 de maio, com o apoio da Antena 3.

Ambos os filmes deste díptico de João Canijo passam-se no mesmo hotel no norte do país, no mesmo fim de semana. Mal Viver foca-se nas estórias e nas relações da família que gere o hotel; em jeito de espelho, Viver Mal mostra-nos o mesmo fim de semana, mas da perspetiva dos clientes lá alojados.

Do elenco fazem parte, de um lado, Rita Blanco, Anabela Moreira e Madalena Almeida; e, do outro, Nuno Lopes, Filipa Areosa, Leonor Silveira, Lia Carvalho e Beatriz Batarda.

Mal Viver e Viver Mal formam um singular exercício de realização que tem vindo a ser justamente premiado por todo o lado, com destaque para o Urso de Prata – Prémio do Júri (Melhor Realizador) no Festival de Berlim, mas também para o galardão de Melhor Realizador no Festival de Montevideo e para o Grande Prémio e o Prémio do Público no Festival de Las Palmas, que premiou as duas obras como um só filme. Mesmo antes da estreia comercial em Portugal, foi ainda coroado, por voto unânime do júri, como vencedor da competição nacional de longas-metragens do IndieLisboa.