Entrevistas

David Francisco: Realizador do 50mm

Como surgiu o conceito da série 50mm?

O conceito do 50mm surgiu de uma grande paixão à música e ao universo dos concertos ao vivo. Acho que num concerto ao vivo as emoções são muito fortes e através da lente 50mm essas emoções intensificam-se, pois é uma lente muito luminosa e orgânica que se assemelha muito à visão humana.
Nasceu de uma enorme vontade de retratar esses concertos criando um objecto inédito e intemporal, sendo captado sempre de uma forma simples e muito natural – o concerto em tempo real sem cortes e sem manobras de edição que, por vezes, escondem a verdadeira essência do conceito ao vivo.

Qual o critério para a escolha das bandas?

O critério é o de divulgar bandas novas de um mercado mais underground e mostrar essas bandas na sua essência sem filtros e sem nada a esconder, mostrando um universo alternativo ao que é mais divulgado. Pretendem ser um objecto despretensioso e dar lugar e mediatismo a qualquer banda mostrando a qualidade do que se faz em Portugal.

Quais as vantagens, para o resultado final pretendido, de filmar neste formato?

As vantagens são mostrar a banda da perspectiva de alguém que está no público, captando a sua essência sem cortes nem alterações, num só take sem filtros e dando um lado orgânico e artístico ao objecto, procurando sempre captar esses concertos com uma visão que transmita toda a electricidade sentida numa sala de espetáculos.

O facto de estares a filmar no meio do público ajuda a captar a essência da banda que está em palco?

O facto de estar no meio do público faz com que a captação de imagem seja mais real e mais vivida, do ponto de vista do espectador, o que torna o objecto filmado mais entusiasmante e emotivo, pois parece que a pessoa está no concerto quando vê o resultado final.

Quantos mm de música já terás filmado no teu percurso profissional?

Trabalho na área da música como Realizador e Fotografo já há cerca de 15 anos, desde videoclipes, dvds ao vivo, showcases, documentários musicais… não sei ao certo quantos mm de música, mas sei que dão para contar uma boa história. Só espero continuar a fazer o que amo durante muitos anos. A música é o que mais me move.